terça-feira, abril 06, 2004

Sobe & Desce

A SUBIR

Governo
A mensagem do Conselho de Ministros de hoje é clara: nos primeiros dois anos de função, o Governo PSD/CDS aplicou as medidas necessárias para colocar as contas públicas nos carris. Depois da desgovernação, irresponsabilidade e fuga do anterior executivo socialista, devolveu a credibilidade europeia e internacional a Portugal. Mas tem sensibilidade social, está preocupado com as bolsas de pobreza e anuncia agora a confiança na retoma económica e novas medidas para acudir aos mais desfavorecidos. A atenção para os desequilíbrios sociais e o crescimento económico sustentado vão ser as prioridades até 2006.

GNR
Os militares portugueses continuam a dar o exemplo de atitude, coragem e dedicação a Portugal que falta a muitos políticos, comentadores e jornalistas da nossa EQT (a Esquerda-Que-Temos). Os quarenta militares que agora foram render os seus camaradas da GNR no Iraque, afirmando sentir que estão apenas a cumprir o dever de servir voluntariamente o País e a força de segurança que representam, demonstram que sabem bem o que é o patriotismo, a honra e o espírito de servir mesmo nas horas mais difíceis. Pela Lei e Pela Grei, boa sorte para todos.

George W. Bush
É de assinalar a liderança nas sondagens do presidente norte-americano e candidato republicano, George Bush. Até porque não temos ouvido muitos comentários da estimável EQT (a Esquerda-Que-Temos) sobre o assunto, ainda que esteja sempre pronta a festejar cada passo mais acertado do Democrata John Kerry. Pois bem: de acordo com a última sondagem CNN/USA Today/Gallup, publicada esta semana, Bush recolhe 51% das intenções de voto, contra 47% de Kerry, na corrida para as presidenciais de Novembro próximo. Apesar das críticas da opinião publicada, sobretudo na Europa, a propósito do combate ao terrorismo, a opinião pública americana (58%) apoia também neste ponto o seu presidente (ver CNN.com).


A DESCER

Vitalino Canas
Este ilustre deputado do PS resolveu reaparecer das sombras onde se encontrava para exigir ao Ministro da Administração Interna, Dr. Figueiredo Lopes, que fosse ao Parlamento explicar as circunstâncias dos ferimentos dos três corajosos militares da GNR - uma ida que o próprio já tinha confirmado antes. Pelo meio, em nome do seu grupo parlamentar, disparou uma tirada perfeitamente inconsequente, despropositada e infeliz: «não apoiamos a missão [da GNR no Iraque], mas apoiamos os militares que lá estão.» O Blog do Caldas ficou confuso com a tamanha disparidade de (des)apoios. E os militares da GNR não vão certamente agradecer a simpatia.

Ferro Rodrigues
Agora, deu-lhe para pedir a “inevitável” e “urgente” remodelação do Governo. Ainda não compreendeu que não é o “chefe do contra” quem decide remodelações no Executivo, mas apenas e só o primeiro-ministro. O máximo que o “capitão do bota-abaixo” pode remodelar é o seu próprio partido - e a verdade é que há quem diga que o PS bem precisava de uma remodelaçãozita, a começar desde logo pelo próprio secretário-geral. Naturalmente que O blog do Caldas não comenta essa “inevitável” e “urgente” remodelação, até porque se trata de questões do foro interno socialista.

Mário Soares
Título do Público de hoje: Mário Soares considera que “os EUA não respeitam os direitos humanos”. O blog do Caldas bem esfregou os olhos a ver se tinha lido bem. Talvez o Dr. Mário Soares estivesse a falar de Cuba, onde todos os dias se violam os mais elementares direitos humanos, incluindo a liberdade de imprensa (ver os vários números de Cuba: a maior prisão de jornalistas do mundo). Ou, quem sabe, falasse da China, da Coreia do Norte, da Palestina, da Síria ou do Irão. Esfregámos os olhos ainda outra vez e fomos ler de novo. Mas não! Era mesmo dos Estados Unidos da América que Mário Soares falava: de um país conhecido por dispor de uma das democracias mais sólidas e uma das comunicações sociais mais aguerridas do Mundo. É o novo “Ensaio sobre a Cegueira”, mas num formato sem prémio Nobel.