domingo, abril 25, 2004

Chamamento ao Portugal que não desiste

Excelente e importante artigo do primeiro-ministro, Durão Barroso, no JN, a propósito do 25 de Abril:

«O 25 de Abril foi, na sua essência, uma revolução democrática precursora de uma das maiores vagas de democratização da História.
A experiência portuguesa que, quase de imediato, "contaminou" Espanha, viria a ter uma influência decisiva na queda de muitas ditaduras da América Latina e serviu de inspiração para o derrube dos regimes totalitários do chamado "socialismo real", do centro e do leste da Europa.
Hoje é importante sublinhar, até porque alguns tendem a esquecer, a importância internacional da revolução portuguesa e o que ela significou e significa para as hipóteses de democracia no mundo contemporâneo.
No final dos anos sessenta do século passado, muitos pensavam que a Democracia não assentaria nunca raízes nos Estados da Europa do sul. Estaria, por um estranho desígnio, reservada para as sociedades mais ricas da Europa ou da América do Norte ou, fora destes continentes, para um ou outro país de herança anglo-saxónica.
A verdade é que o princípio democrático venceu em Portugal e os regimes da Europa do sul estiveram na vanguarda de uma democratização que hoje, para lá das curvas e contracurvas da História, é uma realidade em quase toda a Europa, na maioria dos países da América Latina e conhece grandes perspectivas na própria região Ásia/Pacífico.»


Não perca ainda o discurso contra o pessimismo, o masoquismo nacional, o pensamento débil e derrotista:

«Há um Portugal que acredita, que luta, que é capaz de extraordinários exemplos de competência e de mérito. Um Portugal com a ousadia de acreditar poder ser um dos melhores. É nesse Portugal que não desiste que me revejo.»

Vale a pena ler na íntegra.