sábado, abril 24, 2004

Evocando Sanches Osório

Referência a um interessante artigo do Prof. João Titta Maurício, vice-Presidente da distrital do CDS-PP, em Setúbal. A crónica pediu o título "emprestado" a um livro do major Sanches Osório - O engano do 25 de Abril... -, saíu, há dias, no Diário Digital e dele citamos um pequeno excerto:

Distinga-se o 25/A do 1/Maio/74. Este – a que alguns, mentindo, chamam “25 de Abril” – nada mais é que a origem da deriva “esquerdista” e “proto-totalitária” pretendida por alguns... e apoiada por outros. (...)
Não é este o “25 de Abril” que celebramos. Portugal não comemora (nem podia comemorar) a tentativa de implantação do bárbaro e canalha totalitarismo comunista – que ceifou centenas de milhões de vidas! Esse é o “25 de Abril” do PCP, de Vasco Gonçalves e da 5ª Divisão, de Otelo e das perseguições do COPCOM!
Portugal aplaude o 25/A da Liberdade. Que lhe possibilita questionar, concordar ou discordar. Que propôs que a Nação, em Liberdade, escolhesse o seu Futuro. Um 25/A de Homens verticais e de Honra, como Salgueiro Maia ou Sanches Osório – verdadeiros “capitães de Abril” e não “revolucionários” da 25ª hora (alguns até viviam à custa do regime que abjuraram) que, a mando de um certo sector político, se infiltraram para preverter o sentido e o espírito do Programa.

O major José Sanches Osório, militar de Abril, foi, além de oficial do Exército, político e advogado. Era membro do Movimento das Forças Armadas (MFA) e da sua primeira Comissão Coordenadora. Foi porta-voz da Junta de Salvação Nacional e ministro da Comunicação Social do 2º Governo Provisório, de que seria demitido na sequência do 28 de Setembro (1974). Afecto aos sectores militares designados "spinolistas", exilar-se-ia a seguir ao 11 de Março (1975), o que levou à dissolução das listas conjuntas que CDS e PDC - partido de que foi secretário-geral de 1974 a 1979. Aderiu ao CDS em 1979, que viria a abandonar mais tarde. Foi deputado à Assembleia da República pelo CDS, eleito nas listas da AD, de 1979 a 1980 e de 1980 a 1983.