sábado, abril 24, 2004

Portugal já pode acompanhar crescimento da Europa

A ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, garantiu, ontem, em Tondela, que Portugal estará em condições de acompanhar o crescimento da Europa, dado que «a pior fase já passou», A ministra recordou que, antes das medidas tomadas pelo Governo de coligação PSD/CDS-PP, não havia condições para que o país acompanhasse o crescimento europeu.
«Espero que a Europa comece a crescer, ela própria, de forma muito significativa, muito especialmente a Alemanha e a França, que são países motores e dos quais dependemos muito» , afirmou, acrescentando, no que toca ao nosso país, que Portugal «tem todas as condições para poder acompanhar esse crescimento».
De acordo com as últimas previsões da Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia portuguesa deverá registar um crescimento de 0,8% este ano. No entanto, em 2005, deverá acelerar para os 2,7%, altura em que, caso se confirmem as previsões, Portugal regressa à convergência real com a Zona Euro.
Manuela Ferreira Leite disse aos jornalistas que os portugueses deverão começar a «sentir as melhorias talvez mais para o fim do ano, mas claramente em 2005» e voltou a lembrar que «o PS foi uma fonte de uma doença gravíssima», em relação à qual não se devem «dar remédios para disfarçar», mas sim tratar, mesmo que isso obrigue a sacrifícios dos portugueses.

[ Público online | RR ]