sábado, abril 17, 2004

Moçambique: Comissão Internacional de Peritos pode ser possível

Noticiou o jornal PÚBLICO:

O director do Centro de Formação Jurídica e Judiciária e juiz conselheiro do Tribunal Supremo de Moçambique, João Carlos Trindade, afirmou anteontem, em Coimbra, estar convencido de que o Procurador-Geral da República moçambicano não se oporá à criação de uma comissão internacional para investigar o tráfico de órgãos em Nampula, desde que essa investigação não seja "descontextualizada".
A polícia e a justiça de Moçambique têm sido acusadas de "inacção" pelos religiosos que denunciam o alegado tráfico de órgãos e de pessoas naquela província do Norte do país. A hierarquia católica e diversas organizações não governamentais estão há meses a fazer pressão para que os casos sejam investigados com ajuda internacional.


Recorde-se que esta proposta foi recentemente avançada pelo deputado europeu do CDS-PP, José Ribeiro e Castro, que se mantém em contacto com a Comissão Europeia, em Bruxelas, e as Nações Unidas, em Genebra, para esse efeito. Semelhante apelo já havia sido feito, em Fevereiro passado, pela Liga Moçambicana dos Direitos Humanos.

[ Jornal de Notícias | Público | Jornal Digital ]