domingo, abril 18, 2004

João de Deus Pinheiro encabeça Força Portugal

Em comunicado enviado à agência Lusa, o PSD referiu que «o presidente do partido, José Manuel Durão Barroso, convidou o professor doutor João de Deus Pinheiro para encabeçar a lista às eleições europeias, pela coligação "Força Portugal", convite este que foi aceite». Os restantes elementos da lista da coligação serão «apresentados oportunamente», refere o comunicado.
O porta-voz do CDS, Pires de Lima, em declarações à LUSA, citadas no JN e no PÚBLICO, o perfil «positivo, afável e construtivo» do social-democrata escolhido para representar a coligação, considerando que ajudará a coligação Força Portugal a vencer as europeias e recordando a «larga experiência governativa de Deus Pinheiro, na Educação e nos Negócios Estrangeiros, assim como a sua larguíssima experiência europeia como comissário». «Com este perfil, fará obviamente um excelente trabalho de representação dos interesses de Portugal», acrescentou. Pires de Lima realçou ainda a «posição construtiva e positiva de João de Deus Pinheiro face à vida, muito importante numa coligação que tem por nome 'Força Portugal', face a um discurso passadista e de bota-abaixo por parte do PS». «Com a sua visão da vida, sempre afável, Deus Pinheiro marca claramente a diferença em relação à candidatura do PS», acrescentou, reafirmando a convicção da coligação de que vai ganhar, «nem que seja por um voto», as eleições europeias.
Por seu turno, ao DN, o secretário-geral do CDS, Mota Soares, comentou que «é um profundo conhecedor dos assuntos e da integração europeia, que não traz às costas a criação do défice excessivo que comprometia o futuro de Portugal», enquanto Pedro Duarte, porta-voz do PSD, enalteceu: «A experiência política, a combatividade e o conhecimento das questões europeias fazem de Deus Pinheiro a pessoa indicada para travar este combate.»

Notas curriculares: João de DEUS PINHEIRO. Nasceu em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira) em 11 de Julho de 1945. 59 anos de idade, casado, 4 filhos. Professor universitário e político. Licenciado em Engenharia Química Industrial pelo Instituto Superior Técnico (1970), obteve o seu doutoramento em Engenharia Química na Universidade de Birmingham, Inglaterra, em 1976. Iniciou a sua carreira académica na Universidade de Lourenço Marques, em 1970, transitando para a Universidade do Minho, em 1975, onde foi de Assistente a Professor Catedrático. Exerceu aí também as funções de Vice-Reitor e Reitor. Eleito Deputado em 1985, 1987 e 1991, foi Secretário de Estado da Educação e Administração Escolar no VIII Governo Constitucional, Ministro da Educação no IX Governo Constitucional, Ministro da Educação e Cultura no X Governo Constitucional e Ministro dos Negócios Estrangeiros nos XI e XII Governos Constitucionais. Entre 1993 e 1999, exerceu funções de Comissário Europeu, primeiro como Comissário Europeu responsável pela Cultura, Audiovisual, Informação e Relações com o Parlamento Europeu e os Estados Membros (1993-94), depois como Comissário Europeu para as Relações Exteriores com África, Caraíbas e Pacífico e Convenção de Lomé (1995-99). Foi de 2000 a 2002, Reitor da Universidade Moderna. Foi também, nomeadamente, Administrador da Galpenergia, Presidente do Conselho de Administração da Lusotur-Golfes, membro do Conselho Superior da Fundação Ilídio Pinho, do Conselho Consultivo do Banco Privado Português, Presidente da Assembleia Geral da World Monument Fund e do Conselho Fiscal da SAPAS, Membro do Conselho Consultivo e Vice-Presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica. Publicou mais de seis dezenas de trabalhos em revistas e livros nacionais e estrangeiros, versando sobretudo temas no âmbito da Engenharia Térmica e produziu mais de 300 conferências e publicações no âmbito da sua actividade pública. Mais recentemente estreou-se na ficção com a publicação do romance “Eu abaixo assinado” (Editorial Notícias, 2000). É actualmente encarregado de missão da Reforma da Administração Pública, nomeado há alguns meses pelo primeiro-ministro Durão Barroso, missão que deve terminar dentro de uma semana.

Na foto: João de Deus Pinheiro com Gerard Collins, de quem é grande amigo desde o tempo em que ambos foram ministros dos Negócios Estrangeiros, de Portugal e da Irlanda, respectivamente. Gerry Collins é vice-presidente do grupo UEN, a que pertence o CDS-PP no Parlamento Europeu, e será também de novo candidato às eleições de Junho pelo seu partido, o Fianna Fail, partido de governo na Irlanda.