quarta-feira, maio 05, 2004

Sobe & Desce

A SUBIR

Alargamento da União Europeia
Dia 1 de Maio de 2004, a União Europeia acolheu dez novos países: "O primeiro de Maio de 2004 é um dia histórico para a Europa. É o dia em que acolhemos na nossa família da UE dez novos Estados-Membros e setenta e cinco milhões de novos cidadãos. Cinco décadas após o início do grande projecto de integração europeia, deixam de existir de uma vez por todas as divisões da guerra fria", declarou Romano Prodi, Presidente da Comissão Europeia. O blog do Caldas associa-se, com entusiasmo, a este momento histórico e dá as boas-vindas aos novos Estados-membros. Mas, como já lembrou e muito bem Paulo Portas, Portugal não pode parar e não pode perder esta oportunidade para continuar a qualificar-se e a desenvolver-se. Ninguém pode esquecer o que foi a Europa socialista.

CDS-PP e «Força Portugal»
O CDS escolheu os seus melhores candidatos para integrar a lista da coligação «Força Portugal» às eleições europeias de Junho. Mantêm-se os dois brilhantes eurodeputados do nosso partido, Luís Queiró e José Ribeiro e Castro (que têm mais do que provas dadas ao serviço dos interesses nacional e europeu; lembre-se que Ribeiro e Castro foi considerado o segundo eurodeputado português com mais actividade parlamentar). Mota Soares, Brandão Rodrigues e Abel Baptista completam e enriquecem a nossa lista. Está visto, como disse Ernâni Lopes, que a lista da coligação tem os candidatos mais capazes. Ernâni Lopes, ex-ministro da Finanças do governo chefiado por Mário Soares, já aceitou ser mandatário da lista Força Portugal! E quer ele, quer João de Deus Pinheiro que lidera a lista PSD/CDS-PP estão a anos de luz de avanço sobre o tristonho cabeça-de-lista socialista, o muito irritadiço "pai do défice".

Simoneta Luz Afonso
O Governo anunciou esta semana o nome de Simoneta Luz Afonso, ex-directora do Instituto Português dos Museus, como nova presidente do Instituto de Camões. A escolha não podia ser mais acertada. A importância desta instituição para o futuro do nosso país é indiscutível e Simoneta Luz Afonso sabe muito bem o que isso pode significar. Dinamizar a nossa língua no Mundo é essencial para o desenvolvimento, as relações externas e o aprofundamento das raízes lusófonas. É um projecto de futuro e não do passado. Simoneta Luz Afonso tem a experiência, a inteligência e a capacidade de trabalho para levar uma empreitada destas por diante. Parabéns à própria e a quem a escolheu.


A DESCER

Francisco Anacleto Louçã
O nosso inestimável líder e grande guru da EQT, o deputado Anacleto, desta vez exagerou e conseguiu ser mais ridículo do que é costume. No debate mensal, em que o tema era o alargamento da União Europeia, o indescritível Louçã lançou uma mirabolante teoria da conspiração, no género do impagável Get Smart (o célebre "Olho Vivo", colega da não menos célebre agente ninety-nine), sobre o facto de a Caixa Geral de Depósitos dar um empréstimo à empresa Carlyle, de Frank Carluci, na qual "George Bush pai é assessor" e gere os "negócios da família Bin Laden". Sim, isso mesmo, Bin Laden! Nem vale a pena comentar. Deixamos apenas partes da resposta do primeiro-ministro: "Se não prova, eu digo com todas as letras: 'V. Exª. mente'. Quando se lançam suspeitas sem provas, está-se a fragilizar o exercício da democracia." E mais adiante: "Prove. (...) ou agora é possível, porque se é deputado, dizer qualquer asneira? Não lhe reconheço condições para dar qualquer lição de moral." O líder do CDS/PP e ministro de Estado e da Defesa, num jantar com militantes em Angra do Heroísmo, também reagiu ao disparate e acusou Louçã de ser "cobarde". Paulo Portas considerou ainda "inaceitável que radicais extremistas queiram incendiar a governação sem terem provas das suas acusações". O ministro de Estado desafiou mesmo o deputado a abdicar da imunidade parlamentar e a provar o que disse no Parlamento. E, já que aqui estamos, vale a pena citar Pacheco Pereira no seu blogue (Abrupto): "O homem [Francisco Louçã] tem um estatuto especial, pode acusar todos de tudo, com a sua total arrogância moral, que ninguém se importa".

Mário Soares
Há muito tempo que não falávamos aqui do eurodeputado e mandatário de Sousa Franco, ou seja, da emblemática figura da EQT, Dr. Mário Soares. Mas o lançamento do livro de Sérgio Sousa Pinto e do próprio a isso obrigam. Esta cerimónia, que juntou toda a EQT engravatada, incluindo Francisco Louçã - que teima em não usar gravata - Fernando Rosas, Eduardo Lourenço, Gomes Canotilho, Ferro Rodrigues, António Costa e outros tais, foi no mínimo um curioso encontro entre o PS e BE patrocinado por Soares. Será que vão oficializar o frentismo de esquerda? Aqui fica uma das pérolas do mandatário da lista socialista: "Não podemos querer imitar e trazer para a Europa o sistema americano porque temos um modelo europeu muito superior ao americano". E os xenófobos somos nós… Não é superior, Dr. Mário Soares; é diferente.

Juve-Leo
Não, não somos todos do Benfica – bem pelo contrário, temos adeptos de todas as qualidades, desde o Sporting ao Porto, passando pela Académica – e não é de clubismos que estamos a falar. Mas sim de (in)segurança. É incrível que, a pouco mais de um mês do Euro 2004 uma claque, ou elementos de uma claque de um dos principais clubes portugueses, se portem da maneira vergonhosa que todos vimos no passado Domingo. Pior ainda são as desculpas que se arranjam: comportamento dos árbitros, dos dirigentes do Benfica ou dos jogadores. Mesmo que as acusações tenham algum fundo de verdade, não pode haver desculpa para este tipo de comportamentos. Valeu, na circunstância, a pronta intervenção dos dirigentes do Sporting, com destaque para o administrador da SAD leonina, José Eduardo Bettencourt. Para este, os nossos aplausos.