quinta-feira, maio 20, 2004

Narana Coissoró responde a críticas infundadas

Face à notícia que, infundadamente, lhe atribuía declarações polémicas relativamente a Goa e à União Indiana, o deputado do CDS-PP e vice-presidente da Assembleia da República, Narana Coissoró apresentou o seguinte esclarecimento, hoje publicado e que transcrevemos na íntegra:

"Direito de Resposta

O PÚBLICO na edição de 16 de Maio (pag. 10) publicou uma extensa noticia sob o título "Índia - Declarações de Narana Coissoró provocam protesto em Goa" sobre o seu teor esclareço o seguinte:

1. Não existe qualquer "Ministro de Obras Públicas indiano Sudin Dhavilcar", mas o Ministro de Transportes Terrestres e Auto-estradas (Minister Of Road Transport and Highways" que era o Major General (reformado) R.G. Khanduri.
2. Nenhum Ministro do Governo da Índia (agora em gestão) emitiu qualquer comunicado sobre as declarações do signatário, proferidas no Centro Internacional de Goa, em 09.05.04 na inauguração da exposição de pintura naquela instituição.
3. Foi com revoltante surpresa que o signatário leu no PÚBLICO o pretenso "comunicado", pois a conferência proferida no referido Centro Internacional de Goa a convite do seu Presidente, versou sobre a "identidade de Goa e dos goeses", foi aplaudida pelos presentes, e ninguém fez qualquer observação sobre "propaganda anti-indiana", o que aliás seria um enorme absurdo.
4. Nunca foi de tradição dos governantes indianos emitirem comunicados sobre conferências promovidas pelas universidades ou organizações culturais, sendo a Índia, como se sabe, uma grande democracia em que é escrupulosamente respeitado o direito de opinião e de livre expressão.
5. Tudo leva a crer que a notícia se tenha baseado em relatos inventados, e postos a circular de má fé, que ferem a dignidade moral e intelectual do signatário.
6. Quanto ao tal Naguesh Karmali, não foi possível ao signatário obter nos meios políticos e culturais, quer em Goa quer em Nova Délhi, qualquer referência a esse intitulado "combatente pela liberdade".

Agradeço a publicação deste esclarecimento, visto a notícia afectar a minha probidade moral e política de parlamentar e o cargo de Vice-presidente da Assembleia da República que ocupo presentemente.
"

O blog do Caldas recorda que Narana Coissoró é um grande defensor da amizade luso-indiana e que foi eleito, em Abril passado, presidente da Casa de Goa.

[ Público ]