quinta-feira, maio 06, 2004

Fomos ver e ler (1)

Ontem, demos aqui a notícia de que o desemprego deu sinais de começar a baixar - em termos relativos o desemprego baixou 1,9% em Abril com relação a Março [v. Desemprego a descer ]. E acrescentámos: «Se o critério das manchetes dos jornais fosse a importância das notícias, amanhã esta novidade seria a capa de todas as publicações portuguesas. Vamos ver e ler.»
Fazendo o balanço, verificámos que a notícia - citando os dados divulgados pelo Ministério da Segurança Social e do Trabalho ou declarações do ministro da Economia, Carlos Tavares - saíu, hoje, discreta, apenas nas secções de economia dos Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Correio da Manhã, aparecendo ainda no site da RR
Nenhum fez manchete. E o Diário Económico conseguiu a ginástica de puxar para título outros dados, para destacar: "Subida do desemprego desacelera em Abril" (!!!!?), o que entra para os manuais do "Jornal do Incrível".
Querem apostar que, se fosse ao contrário (aumento de 1,9%), o facto seria notícia de primeira página em todos os jornais, com direito a repetição de hora a hora nas rádios e a abertura de telejornal?
E dizem que a comunicação social, em Portugal, é isenta, imparcial e objectiva...