sábado, maio 08, 2004

Partidos democráticos angolanos querem eleições em 2005

Dezasseis partidos políticos da oposição subscreveram ontem, em Luanda, uma declaração na qual solicitam a criação urgente do Conselho Nacional Eleitoral para a realização de eleições gerais em 2005.
O documento, apresentado pelo presidente da UNITA, Isaías Samakuva, refere que os subscritores da declaração acordam que as eleições legislativas e presidenciais tenham lugar no segundo semestre do próximo ano. Para o efeito, solicitam o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a criar urgentemente o Conselho Nacional Eleitoral, órgão independente e supra-partidário, para coordenar, executar e conduzir todo o processo eleitoral. Neste sentido, defenderam a necessidade da convocação, pelo Chefe de Estado, de uma reunião com todas as forças políticas, para se dar início às consultas acerca da realização das eleições e de todo o processo inerente.
Entre os partidos políticos que assinaram o documento, oito têm assento no Parlamento, nomeadamente a UNITA, FNLA, PAJOCA, PLD, PRD, PRS, PSD, e o PDP-ANA.

[ Angop | Voz da América | Jornal de Angola | LUSA News ]