Os bombeiros que integram os grupos de primeira intervenção serão deslocados preventivamente para as zonas com maior risco de incêndios. Este corpo, que funciona em permanência durante a época de fogos florestais, vai ainda contar com mais 150 elementos que se juntarão aos 2.800 já existentes.
No reforço dos meios materiais, contabiliza-se a reposição de 32 viaturas de combate a incêndios, a reparação de outras 50 danificadas pelo fogo e mais dois helicópteros pesados. Na área da formação, destaca-se a reciclagem de quase quatro centenas de bombeiros. A colocação de GPS, um sistema de posicionamento por satélite, e de rádios de banda larga em pelo menos uma viatura por distrito, rematam as novidades nas comunicações.
Estas são as principais inovações do dispositivo de combate aos incêndios florestais que o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) preparou para este ano.
A apresentação oficial está marcada para a próxima quinta-feira, 13 de Maio, em Proença-a-Nova, e vai contar com a presença do primeiro-ministro Durão Barroso.
É Portugal em acção!
[ Público online ]