quinta-feira, maio 20, 2004

Força Portugal!

A coligação PSD/CDS-PP para as eleições europeias defende a realização de um referendo ao futuro tratado constitucional europeu. Na apresentação do manifesto da "Força Portugal", João de Deus Pinheiro disse que essa «seria uma excelente oportunidade para debater a Europa».
«Apesar de não nos caber a decisão, preconizamos o referendo para debater a aprovação do novo tratado», disse João de Deus Pinheiro, ao inaugurar, ontem, a sede de campanha da coligação PSD/CDS-PP, acto em que apresentou o manifesto eleitoral para as Europeias.
No entanto, o candidato ao Parlamento Europeu explicou que a coligação vai ainda bater-se pela Estratégia de Lisboa, por mais e melhor emprego e competitividade, defendendo o corte de apoios comunitários a empresas que optem pela deslocalização, inserido numa estratégia de desenvolvimento sustentado.
«As ajudas comunitárias devem ser condicionadas, de tal forma que se dificultem ou terminem as deslocalizações de empresas que tenham tido substancial ajuda comunitária», afirmou o antigo comissário europeu, deixando a promessa de que a agricultura e pescas serão privilegiadas e que não deve haver a redução de capturas para os pescadores portugueses.
Outro ponto relevante é a defesa de «uma Europa mais coesa e solidária», rejeitando João de Deus Pinheiro qualquer tentativa de reduzir a proposta da Comissão Europeia que pretende aumentar o orçamento comunitário em 30 por cento a partir de 2006. «Menos que isso é inaceitável e seria uma traição para os países que se juntaram a nós a 1 de Maio», frisou.
A nível de política externa, a "Força Portugal" quer uma Europa mais articulada e mais "atlantista", com uma maior coordenação com as políticas dos Estados Unidos.

Ler mais: TSF | Correio da Manhã | RR | Diário de Notícias | Jornal de Notícias | Público