sábado, maio 22, 2004

Portugal insiste na referência ao cristianismo no preâmbulo do novo Tratado

Portugal e seis outros estados-membros da União Europeia subscrevem uma carta ontem enviada à presidência irlandesa onde se defende a inclusão de uma referência ao cristianismo na futura Constituição europeia. Segundo a Lusa, a missiva foi assinada pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Teresa Gouveia.
A lista de signatários integra a Itália, Polónia, Lituânia, Malta, República Checa e Eslováquia. Segundo o porta-voz do ministério polaco dos Estrangeiros, Boguslaw Majewski, o documento está aberto à adesão de outros países.
Os sete parceiros comunitários "consideram prioritária a inscrição da tradição cristã no preâmbulo (da Constituição)", por forma a introduzir a discussão do assunto nas próximas reuniões da conferência de governos dos 25, que está a ultimar as negociações sobre o tratado constitucional.
O actual projecto de tratado consagra apenas que a Constituição se inspira "nas heranças culturais, religiosas e humanistas da Europa".


[ Jornal de Notícias | Diário de Notícias | RR ]

Recorde-se que o CDS-PP tem participado, a nível liderante, neste esforço europeu, através do eurodeputado José Ribeiro e Castro, promovendo colectivamente várias iniciativas a partir do colóquio "Deus e a Europa" realizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a 3 de Abril de 2003.
O último desses actos foi a conferência de imprensa realizada em Estrasburgo a 4 de Maio passado, após a entrega à presidência irlandesa da UE de mais de um milhão de assinaturas recolhidas pela petição popular [ v. Legado do Cristianismo: petição europeia ultrapassa 1 milhão ]. Na foto: os deputados europeus Elmar Brok e Elizabeth Montfort (PPE/DE) e José Ribeiro e Castro (UEN) com as assinaturas entregues, no princípio do mês, à presidência irlandesa da UE.