segunda-feira, maio 10, 2004

Sintra no Parlamento Europeu


Descerramento do painel colectivo com a presença de Pat Cox, Ribeiro e Castro e Fernando Seara


O painel colectivo de caricaturas oferecido pelo município de Sintra ao Parlamento Europeu


Detalhe do painel onde se representam deputados do grupo UEN, vendo-se Luís Queiró e Ribeiro e Castro

Em Fevereiro passado, em Estrasburgo, Sintra esteve em exposição no Parlamento Europeu. Foi uma grande jornada promocional de uma vila histórica que é património da Humanidade e um sucesso muito cumprimentado.
Na altura, uma das curiosidades da exposição foi a realização in loco de um painel colectivo de caricaturas de deputados ao Parlamento Europeu dos diferentes Estados-membros, com aqueles que, no meio de grande boa disposição, iam posando para o cartoonista da VISÃO, o arquitecto Rui Pimentel. Cenário para os parlamentares europeus: a imagem do Palácio Nacional da Vila, em Sintra.
Agora, assinalando o alargamento da União Europeia e poucos dias antes de o Parlamento Europeu encerrar em virtude das próximas eleições de 13 de Junho, o painel - reprodução do original - foi descerrado em Bruxelas, numa cerimónia em que participaram o presidente do Parlamento Europeu, Pat Cox, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, e o presidente da Assembleia Municipal de Sintra, José Ribeiro e Castro, também deputado europeu.
Além deste quadro, que ficará em permanência em Bruxelas como homenagem do município de Sintra à Nova Europa, o painel original será em breve exibido e aberto ao público no Palácio Valenças, em Sintra, onde funciona a Assembleia Municipal.