quinta-feira, maio 13, 2004

As sevícias e a força dos blogues

Prova da força dos blogues é o destaque - aplaudimos - que, em peças assinadas pela jornalista EUNICE LOURENÇO, a secção política (Nacional) do PÚBLICO dá, hoje, ao relatório das sevícias cometidas em Portugal pelo PREC esquerdista em 1974/75. Na esteira do artigo de Vasco Graça Moura, no DN de ontem, a ele também nos referíramos [ v. Sevícias e sevícias ].
Curiosa e interessnte é, neste contexto, uma das afirmações do então Presidente da República, o general Costa Gomes, em citação transcrita pelo PÚBLICO:

Prólogo escrito pelo Presidente da República Costa Gomes
"Só uma verdadeira Democracia tem em si força suficiente para denunciar ou consentir que outros denunciem as violências sobre os direitos humanos. Neste aspecto, e quanto a esta Comissão, a jovem Democracia Portuguesa revelou-se suficientemente forte para não temer a denúncia daquilo que está errado ou merece pública censura."


Face aos comentários de Ana Sá Lopes no sábado passado, que, a respeito das sevícias denunciadas - e muito bem - nas prisões do Iraque, moralizava sobre "relativismo" e "indignação selectiva" a propósito da democracia americana, ficamos sem saber se o PÚBLICO aplaude ou repudia esta constatação do general Costa Gomes.
Vamos ter que esperar pelo próximo sábado e pela secção Sobe e Desce do PÚBLICO, para o percebermos. Aparecerá Costa Gomes a subir? E Bush e/ou Rumsfeld a descer? Ou todos a subir? Ou todos a descer?
Este relatório das sevícias em Portugal em 1974/75 não teve quaisquer consequências penais, o que o PÚBLICO constata, sem comentar.

PÚBLICO: Relatório | Datas | Citações | Conclusões | Comissão