quinta-feira, maio 20, 2004

Angola: embaixador americano desmente apoio a recandidatura de José Eduardo dos Santos

O embaixador americano em Angola, Cristopher Dell, disse que em nenhum momento o Presidente George Bush terá persuadido José Eduardo dos Santos a concorrer às próximas eleições presidenciais, contrariando assim, informações que circularam em Luanda e que davam como certo o apoio dos EUA a uma recandidatura do actual Chefe de Estado angolano.
Em declarações à Voz da América, Cristopher Dell disse ter assistido o encontro entre os dois Presidentes e em circunstância alguma foi referida a questão das candidaturas.
O diplomata americano esclareceu que o que ficou claro neste encontro foi o “timing” para a realização das eleições, que poderão ocorrer em 2005 ou 2006, conforme foi anunciado pelo próprio Presidente José Eduardo dos Santos em Washington.
O mesmo foi confirmado em nota oficial, mostrando que também Washington é favorável a eleições em breve em Angola.
Entretanto, depois de, há uma semana, toda a oposição ter abandonado a comissão de Assuntos Constitucionais do parlamento angolano, pressionando para a marcação da data das eleições, o MPLA respondeu com acusações aos partidos da oposição, ao que estes já contra-responderam, "devolvendo a bola" de novo ao MPLA e insistindo pela efectiva clarificação do horizonte eleitoral.