domingo, maio 09, 2004

Droga: necessária comunidade terapêutica na Madeira

O presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência, Fernando Negrão, acha que se justifica a criação na Madeira de uma Comunidade Terapêutica de toxicodependentes. Esta ideia, que tantas opiniões tem gerado nos últimos tempos, foi sustentada ontem, no encerramento das Jornadas da Infância e da Juventude, promovidas durante a semana pelo Grupo Parlamentar do CDS-PP.
«A comunidade terapêutica é fundamental. É o último elo da cadeia em termos do tratamento do toxicodependente. Nós falamos da metadona, isto é, nos tratamentos de substituição, mas são o caminho para um tratamento livre de drogas que é feito nas comunidades terapêuticas.» É da opinião que esta comunidade deverá ficar na Madeira, já que «a proximidade da família e dos amigos é importante para aquele que se quer tratar».
O problema da Madeira, segundo o presidente, «é tão extenso e tem as mesmas características que tem o resto do país. Hoje, já não há diferença entre o litoral e o interior, entre as Regiões Autónomas e o continente, entre o Norte e o Sul. Hoje, o panorama das drogas, como o fenómeno da globalização, é igual em qualquer lado do país.»
Negrão explicou ainda que, em termos de todo o país, o quadro das drogas alterou-se e há novas preocupações, em especial com os jovens e as novas drogas sintéticas.


[ DN-Madeira | Jornal da Madeira ]