terça-feira, maio 11, 2004

O ensino do português em Goa

É muito importante o alerta deixado pelo deputado do CDS-PP e vice-presidente da Assembleia da República, Narana Coissoró, no seu artigo [ Portugal e Goa ], sábado passado, no Jornal de Notícias:

Pena é que a língua portuguesa, que tantos goeses gostariam que os seus filhos aprendessem desde os bancos da escola, seja apenas ensinada em algumas escolas básicas, também com o apoio da Fundação Oriente, que inaugurou este ano um curso de Verão e que conta com cerca de 50 pequenos estudantes. Também a Sociedade Amizade Indo-Portuguesa, que foi durante muito tempo apoiada pela Fundação Lisboa, e o carinho do engº Nuno Abecasis, oferece um curso para adultos.
É pena que o Instituto Camões, que tem a tutela do Centro Cultural Português, com instalações modernas, tenha pura e simplesmente esquecido esta instituição desde os inícios de 2003, estando agora fechada, e corre o risco de ser eliminada das preocupações governamentais, segundo é aqui voz corrente.
Não se sabe qual a razão desse desinteresse imperdoável, e esperamos que a nova responsável pelo Instituto Camões investigue das razões deste "esquecimento" e adopte medidas urgentes para a sua reabertura. Os goeses merecem-no e os portugueses não podem deixar de promover este intercâmbio entre as duas cidades.


Vale a pena ler, na íntegra, para ver o carinho que os goeses têm por aquilo que, infelizmente, somos nós, tantas vezes, a desvalorizar e a esquecer.

Ler mais sobre Goa, em português: SuperGoa.com