sábado, maio 01, 2004

Blog-prémios. E o vencedor é...



Prémio "Os comunistas que nós eramos" ou "Um ex-marxista confessa-se"
Em 1974, os meus pais quiseram oferecer-me um apartamento. Eu era então um jovem assistente universitário que não tinha dinheiro para me tornar proprietário. Eles pagaram tudo, e foi assim que vim parar ao Lumiar, já no fim da Alameda das Linhas de Torres.
Eduardo Prado Coelho - Público - 16.04.04

Prémio "Mais uma prova da Sua existência"
Deus existe!
Miguel Portas - Diário de Notícias - 22.04.2004

Prémio "Maria da Semiótica 1"
Acontece ainda que o "apito" tem uma conotação fálica, mas frustre, de uma sexualidade sem energia nem alegria, reduzida a uma dimensão doméstica, envergonhada e melancólica. E, no plano do significante, um vocábulo em que apareça o elemento "pito" tem algo de uma sexualidade infantil, feita de expressões carinhosas, mas destituídas de agudeza e exuberância.
Eduardo Prado Coelho - Público - 23.04.2004

Prémio "Maria da Semiótica 2"
Os homens tendem a passar mais depressa para a dimensão descritiva do "amo-te". As mulheres exigem por muito mais tempo (sempre?) o "amo-te" como um performativo.
Eduardo Prado Coelho - Público - 26.04.2004

Prémio "E porque não fazes?"
Mas é também manifesto que existe uma dimensão performativa na palavra "revolução" que permite dizer "eu faço uma revolução na minha vida".
Eduardo Prado Coelho - Público - 26.04.2004

Prémio "Há?! Qual?"
Quanto à "evolução", ela é mais algo que se enuncia deste modo: "há uma evolução na minha vida" - é algo que se descreve, que se verifica, que se deixa acontecer, mas que pertence às estratégias fatais que nos envolvem.
Eduardo Prado Coelho - Público - 26.04.2004

Prémio "Taquicardia Revolucionária"
A revolução é sempre de uma visibilidade exuberante: descentra as existências, cria voragens e precipícios, acelera a história e o coração.
Eduardo Prado Coelho - Público - 26.04.2004

Prémio "Nos de esquerda, não "
Nos regimes autoritários de direita o crescimento tende a reverter predominantemente em favor dos ricos.
Vital Moreira - Público - 27.04.2004

Prémio "Verdade Universal"
Pois é, Mário, os comunistas dos outros são sempre melhores que os nossos.
Felipe González dirigindo-se a Mário Soares, por ocasião do primeiro congresso do PS
Público 28.04.2004

Prémio "Retirada Gloriosa"
Estou solidário com Zapatero, no seu gesto de coragem e de dignidade em mandar retirar as suas tropas do Iraque.
Mário Soares - Público - 28.04.2004

Prémio "Não sei se me entendem"
Houve uma espécie de degradação entrópica: à medida que se prolongava, ia perdendo energia.
Eduardo Prado Coelho - Público - 29.04.2004