segunda-feira, maio 31, 2004

www.forportugal.net

Até às eleições europeias, tudo o que precisa de saber: site da Força Portugal.

segunda-feira, maio 24, 2004

Assembleia da República: CDS/PP quer explicações sobre distúrbios nas galerias

O líder parlamentar do CDS/PP, Telmo Correia, quer que o presidente da Assembleia da República (AR) esclareça que medidas têm sido tomadas para evitar distúrbios nas galerias do Parlamento. Em carta enviada a Mota Amaral, a que o DN teve acesso, o dirigente da bancada popular pede também explicações sobre o que tem sido feito quanto aos autores de desacatos na AR. Na missiva, Telmo Correia sublinha que na presente legislatura («e em particular nas últimas sessões plenárias») têm sido inúmeras as vezes em que os cidadãos presentes nas galerias «pervertem» o direito de assistir às sessões - «manifestando-se de forma ruidosa, insultando os deputados, transportando por vezes para o interior do órgão de soberania verdadeiras situações de arruaça.» Situações que o grupo parlamentar do CDS considera «inaceitáveis» e que qualifica como insultos «ao Estado de direito democrático que [esses] cidadãos, nalguns casos repetidamente, parecem não aceitar».
O líder parlamentar do CDS/PP acrescenta ainda que esta situação «goza aparentemente da conivência de forças partidárias», quando «não é mesmo levada a cabo por cidadãos que já foram membros da Assembleia». Uma provável alusão a Ana Drago e Joana Amaral Dias, ex-deputadas do Bloco de Esquerda que em Março se juntaram aos protestos nas galerias contra o chumbo (pela maioria PSD-CDS/PP) da despenalização do aborto.


[ Diário de Notícias ]

sábado, maio 22, 2004

CDS-PP/Madeira apela ao voto na Força Portugal

A comissão política regional do CDS-PP madeirense vai apelar, formalmente, ao voto na coligação "Força Portugal" nas próximas eleições para o Parlamento Europeu. Este é o conteúdo de uma proposta que a comissão política irá fazer ao Conselho Regional que se reúne na próxima segunda-feira.
O órgão máximo entre congressos irá debater e deliberar sobre a forma como a estrutura regional do CDS-PP irá participar na campanha eleitoral para as "europeias".
O facto de não ter sido atribuído ao CDS-PP/Madeira um lugar elegível na lista da coligação "Força Portugal", ao contrário do que chegou a ser prometido, levou a que o líder regional, José Manuel Rodrigues, tivesse tecido duras críticas à direcção nacional e tivesse suspendido todos os cargos nacionais, incluindo a presidência do Conselho Nacional e a participação na comissão permanente.
«Vamos apelar ao voto na coligação CDS/PSD, apesar de mantermos o protesto e a indignação pelo facto de não nos ter sido atribuído um lugar na lista, em posição elegível, como era pretendido», refere José Manuel Rodrigues. Recorde-se que ao CDS-PP foram atribuídos, o 4º, o 9º e o 14º lugares da lista "Força Portugal", tendo a direcção nacional proposta à estrutura madeirense que indicasse um nome para o último lugar. Uma posição que nem nas melhores projecções pode ser considerada elegível ou pré-elegível. O CDS-PP/Madeira optou por não indicar nenhum nome para este lugar, tendo o líder e os restantes militantes com cargos nacionais optado por suspender os mandatos até à realização das eleições europeias.


[ DN-Madeira ]

Coligação para além de 2006

O vice-presidente do PSD e ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, assegurou que a coligação com o CDS/PP irá além de 2006, porque é baseada num projecto de estabilidade para Portugal. "Continuaremos juntos para lá de 2006", acentuou Morais Sarmento no XXV Congresso Nacional do PSD, que está a decorrer em Oliveira de Azeméis.
O vice-presidente do PSD sublinhou mesmo que "os analistas podem entreter-se com as fórmulas políticas que entenderem" que o PSD está determinado a garantir a estabilidade da coligação para além de 2006.
"Podem contar com a estabilidade desta coligação: é um projecto em que estamos absolutamente empenhados e que não termina em 2006", frisou.

[ RR | TSF ]

Variações politicamente correctas do "demasiado chocante"

Está repleto de observações certeiras o interessante artigo de Helena Matos, hoje no PÚBLICO. Apenas um excerto:

«...não vimos os corpos ou o que deles sobrava de Teli Hatuel, de 34 anos e grávida de oito meses, nem das suas filhas, Hila, de 11, Hadar, de nove, Roni, de sete, e Meray, de dois, assassinadas por dois membros da Jihad Islâmica quando viajavam numa estrada de Israel.
Mas se as variações sobre o conceito de demasiado chocante explicarão que não vejamos determinadas imagens e sim outras, elas já não explicam a distorção de certas notícias. Por exemplo, não explicam que para ilustrar as notícias sobre o atentado que vitimou a israelita Teli Hatuel e as suas quatro filhas a imprensa portuguesa não tenha escolhido uma fotografia desta família antes do atentado ou do seu carro metralhado mas sim o cadáver de um dos seus assassinos. Ou seja não só as vítimas foram apagadas como o corpo do terrorista morto e caído junto às lagartas dum tanque israelita foi aquilo que se mostrou.»


A "canalização" selectiva do nosso olhar sobre várias outras situações e casos mundiais é objecto de uma análise crítica objectiva. Vale a pena ler na íntegra.

Portugal insiste na referência ao cristianismo no preâmbulo do novo Tratado

Portugal e seis outros estados-membros da União Europeia subscrevem uma carta ontem enviada à presidência irlandesa onde se defende a inclusão de uma referência ao cristianismo na futura Constituição europeia. Segundo a Lusa, a missiva foi assinada pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Teresa Gouveia.
A lista de signatários integra a Itália, Polónia, Lituânia, Malta, República Checa e Eslováquia. Segundo o porta-voz do ministério polaco dos Estrangeiros, Boguslaw Majewski, o documento está aberto à adesão de outros países.
Os sete parceiros comunitários "consideram prioritária a inscrição da tradição cristã no preâmbulo (da Constituição)", por forma a introduzir a discussão do assunto nas próximas reuniões da conferência de governos dos 25, que está a ultimar as negociações sobre o tratado constitucional.
O actual projecto de tratado consagra apenas que a Constituição se inspira "nas heranças culturais, religiosas e humanistas da Europa".


[ Jornal de Notícias | Diário de Notícias | RR ]

Recorde-se que o CDS-PP tem participado, a nível liderante, neste esforço europeu, através do eurodeputado José Ribeiro e Castro, promovendo colectivamente várias iniciativas a partir do colóquio "Deus e a Europa" realizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a 3 de Abril de 2003.
O último desses actos foi a conferência de imprensa realizada em Estrasburgo a 4 de Maio passado, após a entrega à presidência irlandesa da UE de mais de um milhão de assinaturas recolhidas pela petição popular [ v. Legado do Cristianismo: petição europeia ultrapassa 1 milhão ]. Na foto: os deputados europeus Elmar Brok e Elizabeth Montfort (PPE/DE) e José Ribeiro e Castro (UEN) com as assinaturas entregues, no princípio do mês, à presidência irlandesa da UE.

sexta-feira, maio 21, 2004

Blog-prémios. E o vencedor é...

Prémio “Ó Tio, essa foi gira!”
Fez-se luz no meu espírito - que não é santo!
Alfredo Barroso - Expresso - 15.05.2004

Prémio “Importa-se de explicar isso ao seu chefe? Pode ser que ele assim perceba”
Bagão Félix não é um liberal
Augusto Santos Silva - Público - 15.05.2004

Prémio “Cenário de tragédia”
Por sua vez, à procura da igualdade, a esquerda deveria ocupar-se do sistema educativo e da exclusão social, da melhor distribuição do rendimento nacional, do acesso às fontes de poder, dos esquemas de apoio aos mais fracos, do espaço público nas cidades, do serviço nacional de saúde, da humanização dos hospitais, da reforma da Administração Pública, do investimento na cultura e nas artes, do ambiente, dos direitos sindicais, da legitimação dos sistemas judiciais, dos direitos das mulheres e da igualdade de salários.
António Barreto - Público - 16.05.2004

Prémio “Vaidade em delírio”
Isso tem a ver com o ordenamento das intervenções nos debates, que vão dos partidos maiores para os mais pequenos. Os mais pequenos falam depois de as pessoas estarem horas amarradas a uma cadeira, o que é um enorme sacrifício. A cadeira é desconfortável, a luz no plenário é de uma violência brutal, o espaço da bancada é mínimo e não permite condições de trabalho. E há problemas enormes da qualidade do ar dentro do plenário.
Isabel de Castro em resposta à pergunta “Acontece-lhe com frequência, quando inicia as suas intervenções, haver uma revoada de deputados que saem do plenário para fazer um intervalo. Como encara essa situação?”- Diário de Notícias - 16.05.2004

Prémio “Gargalhada Ecológica”
Não coordenamos.
Isabel de Castro em resposta à pergunta: “Como é que coordenam a vossa actividade política com a do PCP? “- Diário de Notícias - 16.05.2004

Prémio “Como o facto de nunca terem concorrido a eleições sozinhos”
Há situações de tratamento desigual que contribuem para que se esqueça que Os Verdes têm grupo parlamentar.
Isabel de Castro - Diário de Notícias - 16.05.2004

Prémio “E ele a dar-lhe...”
Não admitimos que haja uma Europa europeia e uma Europa pró-senhor Bush
Ferro Rodrigues - Diário de Notícias - 16.05.2004

Prémio “Já desconfiávamos”
Metade das metáforas que me vêm à cabeça têm a ver com a banda desenhada
Ana Sá Lopes - Público - 16.05.2004

Prémio “Perigoso Fascista 2004”
Seja o que for que os governos em retirada engendrem, cada vez que um país abandona o Iraque é uma vitória para a Al Qaeda e outros extremistas. Eles tiram a conclusão de que a coligação é fraca e que quantos mais ataques terroristas realizarem, mais países retirarão.
José Ramos Horta - Público - 17.05.2004

Prémio “A Sevícia da Cassete”
PCP 'usa' torturas para exigir a retirada da GNR
Diário de Notícias - 17.05.2004

Prémio “Pois...”
E não vale a pena perguntar se os que actualmente protestam contra as torturas - em nome dos direitos do homem - exercidas pelo exército americano protestaram em relação ao que se passou depois do 25 de Abril, em nome da liberdade e do anti-fascismo.
Eduardo Prado Coelho - Público - 17.05.2004

Prémio “Calimero”
Ao menos falem comigo
José Miguel Júdice - entrevista SIC Notícias - 18.05.2004

Prémio “Julgo-me um Ferrari, mas passo por burro”
Candidatos do PP vão sentar-se na extrema-direita do Parlamento Europeu
António Costa - Portugal Diário - 18.05.2004

Prémio “Felizmente por pouco tempo”
Guterres regressa à vida partidária
Portugal Diário - 19.05.2004

Prémio “Dói, não dói?”
Os países que não seguiram as regras de Maastricht nas recentes fases de abrandamento cíclico foram eles próprios os responsáveis pelos seus problemas, uma vez que perderam a oportunidade de sanear a sua situação orçamental durante os anos de expansão registados após o lançamento da União Económica e Monetária
Vasco Graça Moura citando Pedro Solbes (Público, 19/11/2003) - Diário de Notícias - 19.05.2004

Prémio “Mandatário Contestatário”
Soares critica campanha do PS
Diário de Notícias - 19.05.2004

Prémio “SE as tivermos...”
Essa mistura não foi feliz. Nunca fui um grande entusiasta do futebol, e agora ainda sou menos. Isto não tem sentido nenhum. Os portugueses têm muita inteligência cívica e política, e é preciso dizer-lhes o que é necessário para que eles percebam as nossas ideias. Portanto, se as temos, devemos apresentá-las.
Mário Soares - Diário de Notícias - 19.05.2004

Prémio “Santa Ignorância”
O Bloco de Esquerda (BE) manifestou-se (...) contra a manutenção do modelo da Concordata assinada entre Portugal e o Vaticano, por considerar que traduz "a sobrevivência das relações entre a Igreja e os regimes fascistas".
Portugal Diário - 19.05.2004

Prémio “Só substâncias com fins terapêuticos”
BE quer afastar bebidas alcoólicas do desporto
Portugal Diário - 20.05.2004

Reformismo não se serve com caricaturas

«A caricatura do sistema judicial não é o seu retrato fiel», disse ontem a ministra da Justiça, referindo-se à «galeria dos horrores» evocada na segunda-feira pelo bastonário da Ordem dos Advogados, José Miguel Júdice, para criticar as más condições de funcionamento da organização judiciária.
Celeste Cardona fez aquela afirmação ontem, na sede da OA, quando participava num seminário, no âmbito da semana do advogado, sobre «o advogado, justiça e o desenvolvimento económico».
Para a governante «é necessário optimismo perante as dificuldades», frisando que devem ser também enaltecidos «os actuais atributos do sistema» que são «a isenção, a imparcialidade, seriedade e solidez». Agora, «importa juntar a eficiência e celeridade», acrescentou. Porém, as mudanças que se impõem não vão ser feitas com rupturas, garantiu, advertindo que «o Governo não anda ao sabor da ondas».


[ Diário de Notícias ]

CDS-PP continuará a seguir caso do tráfico de órgãos

A missionária brasileira que denunciou o tráfico de pessoas e órgãos humanos em Moçambique, Elilda dos Santos, foi recebida esta semana no Parlamento Europeu, em Bruxelas, pelo deputado português do Partido Popular (CDS-PP) José Ribeiro e Castro, que tem alertado as instituições europeias para os factos alegados.
Na terça-feira, Ribeiro e Castro ouviu relatos e trocou impressões com a missionária brasileira sobre o ponto da situação em Nampula e acerca da conversa que Elilda dos Santos iria ter com a Comissão Europeia.
Na reunião, discutiram-se ainda formas de aumentar o interesse da União Europeia (UE) quanto ao «esclarecimento total do caso» e à intensificação da cooperação para combate às redes que operam neste tipo de criminalidade internacional.
O deputado português reafirmou o «repúdio pelo tráfico de pessoas e de órgãos» e reafirmou a sua determinação para, na próxima legislatura, caso seja reeleito, «continuar a desenvolver esforços para manter esta questão na ordem do dia do Parlamento Europeu».


[ Jornal Digital ]

Ribeiro e Castro abordou também o assunto, nesta semana, com o gabinete do Comissário António Vitorino, titular do pelouro de Justiça e Assuntos Internos e que representou a Comissão no debate do plenário do Parlamento Europeu sobre esta problemática, em 31 de Março passado.

Em apoio da Misericórdia de Amares

O deputado bracarense do CDS-PP, Nuno Melo, visitou recentemente a Santa Casa da Misericórdia de Amares, para se inteirar dos seus problemas e projectos e expressar todo o apoio do partido ao desenvolvimento do meritório trabalho da instituição.
Na visita, participou também o vice-director da Segurança Social de Braga, Rui Barreira.

[ Distrital de Braga CDS/PP ]

quinta-feira, maio 20, 2004

Angola: embaixador americano desmente apoio a recandidatura de José Eduardo dos Santos

O embaixador americano em Angola, Cristopher Dell, disse que em nenhum momento o Presidente George Bush terá persuadido José Eduardo dos Santos a concorrer às próximas eleições presidenciais, contrariando assim, informações que circularam em Luanda e que davam como certo o apoio dos EUA a uma recandidatura do actual Chefe de Estado angolano.
Em declarações à Voz da América, Cristopher Dell disse ter assistido o encontro entre os dois Presidentes e em circunstância alguma foi referida a questão das candidaturas.
O diplomata americano esclareceu que o que ficou claro neste encontro foi o “timing” para a realização das eleições, que poderão ocorrer em 2005 ou 2006, conforme foi anunciado pelo próprio Presidente José Eduardo dos Santos em Washington.
O mesmo foi confirmado em nota oficial, mostrando que também Washington é favorável a eleições em breve em Angola.
Entretanto, depois de, há uma semana, toda a oposição ter abandonado a comissão de Assuntos Constitucionais do parlamento angolano, pressionando para a marcação da data das eleições, o MPLA respondeu com acusações aos partidos da oposição, ao que estes já contra-responderam, "devolvendo a bola" de novo ao MPLA e insistindo pela efectiva clarificação do horizonte eleitoral.

Política reformista prossegue: leis do Trabalho e Educação aprovadas

A Assembleia da República aprovou hoje a regulamentação do Código do Trabalho e a nova Lei de Bases da Educação.
A maioria PSD/CDS-PP aprovou. A oposição votou contra. Com esta OBA (Oposição-Bota-Abaixo) não podia ser de outra maneira...
Uns constróem e reformam. Outros excluem-se do futuro de Portugal.

Trabalho: TSF | Público online
Educação: TSF | Público online

Parabéns, Timor-Leste!

No dia em que se comemoram dois anos da sua independência, o blog do Caldas saúda o povo irmão de Timor-Leste, reiterando a alegria de o acolher como membro de pleno direito da Comunidade Lusófona.



[ TSF ]

Paulo Portas anuncia concurso para compra de cinco lanchas, no quadro de reequipamento geral da Armada

Lanchas irão reforçar o «combate à droga, ao contrabando e à pesca ilegal»

O ministro da Defesa, Paulo Portas, anunciou hoje a abertura de um concurso para a compra de cinco lanchas costeiras, sublinhando que este é um exemplo do esforço do Governo para reequipar a Marinha.
Para Paulo Portas, que assinou a abertura daquele concurso no avião que o transportou para Viana do Castelo, onde presidiu à sessão solene do Dia da Marinha, a aquisição das lanchas vai reforçar "o combate à droga e ao contrabando e a fiscalização da pesca ilegal".
Além das lanchas, o ministro referiu-se aos submarinos e às corvetas, todos com cerca de 40 anos, e à inexistência em Portugal de navios de combate à poluição para sublinhar que, quando o actual Governo assumiu funções, "a situação da Marinha era muito complicada".
"Apesar das dificuldades orçamentais, nós tomámos as providências necessárias para, passo a passo, renovar meios que são muito antigos", acrescentou.
O primeiro passo foi a substituição das corvetas por navios de patrulha oceânica, estando dois em construção nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, um facto que Paulo Portas sublinhou por estar "a dar trabalho a operários portugueses num projecto que é de inteligência portuguesa".
O ministro de Estado e da Defesa Nacional falou também nos navios de combate à poluição, "que, tal como os patrulhões, tinham sido prometidos, mas nunca foram feitos" e que vão igualmente ser construídos em Viana do Castelo, de acordo com um contrato assinado quarta-feira, em Lisboa.
Portas aludiu ainda à renovação da capacidade submarina de Portugal, com a aquisição de dois submarinos, numa negociação "que ninguém discutiu".
O Chefe de Estado-Maior da Armada, almirante Francisco Vidal Abreu, disse que se trata de "sinais fortíssimos da vontade política em renovar a Marinha", pelo que se manifestou convicto de que, em 2010, "Portugal terá uma nova Marinha".
"Sei que se está a fazer em oito anos o que se deveria fazer em vinte. Mas a resistência dos materiais tem limites", referiu o almirante Vidal Abreu, salientando que as actuais fragatas, o reabastecedor de esquadra e os navios de fiscalização costeira não conseguirão chegar a 2010.

[ Portugal Diário ]

Narana Coissoró responde a críticas infundadas

Face à notícia que, infundadamente, lhe atribuía declarações polémicas relativamente a Goa e à União Indiana, o deputado do CDS-PP e vice-presidente da Assembleia da República, Narana Coissoró apresentou o seguinte esclarecimento, hoje publicado e que transcrevemos na íntegra:

"Direito de Resposta

O PÚBLICO na edição de 16 de Maio (pag. 10) publicou uma extensa noticia sob o título "Índia - Declarações de Narana Coissoró provocam protesto em Goa" sobre o seu teor esclareço o seguinte:

1. Não existe qualquer "Ministro de Obras Públicas indiano Sudin Dhavilcar", mas o Ministro de Transportes Terrestres e Auto-estradas (Minister Of Road Transport and Highways" que era o Major General (reformado) R.G. Khanduri.
2. Nenhum Ministro do Governo da Índia (agora em gestão) emitiu qualquer comunicado sobre as declarações do signatário, proferidas no Centro Internacional de Goa, em 09.05.04 na inauguração da exposição de pintura naquela instituição.
3. Foi com revoltante surpresa que o signatário leu no PÚBLICO o pretenso "comunicado", pois a conferência proferida no referido Centro Internacional de Goa a convite do seu Presidente, versou sobre a "identidade de Goa e dos goeses", foi aplaudida pelos presentes, e ninguém fez qualquer observação sobre "propaganda anti-indiana", o que aliás seria um enorme absurdo.
4. Nunca foi de tradição dos governantes indianos emitirem comunicados sobre conferências promovidas pelas universidades ou organizações culturais, sendo a Índia, como se sabe, uma grande democracia em que é escrupulosamente respeitado o direito de opinião e de livre expressão.
5. Tudo leva a crer que a notícia se tenha baseado em relatos inventados, e postos a circular de má fé, que ferem a dignidade moral e intelectual do signatário.
6. Quanto ao tal Naguesh Karmali, não foi possível ao signatário obter nos meios políticos e culturais, quer em Goa quer em Nova Délhi, qualquer referência a esse intitulado "combatente pela liberdade".

Agradeço a publicação deste esclarecimento, visto a notícia afectar a minha probidade moral e política de parlamentar e o cargo de Vice-presidente da Assembleia da República que ocupo presentemente.
"

O blog do Caldas recorda que Narana Coissoró é um grande defensor da amizade luso-indiana e que foi eleito, em Abril passado, presidente da Casa de Goa.

[ Público ]

Nova equipa da JP no Barreiro

No próximo sábado, dia 22 de Maio, toma posse a nova Comissão Política Concelhia da Juventude Popular/Barreiro, que já tem o seu site Internet. O acto de posse é motivo para um jantar de confraternização de militantes, que se realizará no restaurante "O Moutinho" (rua Camilo Castelo Branco, 16 - Barreiro). Aparece!
À jovem equipa liderada por João Pedro Costa Madeira, O blog do Caldas envia votos de intenso trabalho e dos melhores sucessos em prol do Barreiro, do distrito de Setúbal e de Portugal, à luz dos nossos valores democrata-cristãos.

Força Portugal!

A coligação PSD/CDS-PP para as eleições europeias defende a realização de um referendo ao futuro tratado constitucional europeu. Na apresentação do manifesto da "Força Portugal", João de Deus Pinheiro disse que essa «seria uma excelente oportunidade para debater a Europa».
«Apesar de não nos caber a decisão, preconizamos o referendo para debater a aprovação do novo tratado», disse João de Deus Pinheiro, ao inaugurar, ontem, a sede de campanha da coligação PSD/CDS-PP, acto em que apresentou o manifesto eleitoral para as Europeias.
No entanto, o candidato ao Parlamento Europeu explicou que a coligação vai ainda bater-se pela Estratégia de Lisboa, por mais e melhor emprego e competitividade, defendendo o corte de apoios comunitários a empresas que optem pela deslocalização, inserido numa estratégia de desenvolvimento sustentado.
«As ajudas comunitárias devem ser condicionadas, de tal forma que se dificultem ou terminem as deslocalizações de empresas que tenham tido substancial ajuda comunitária», afirmou o antigo comissário europeu, deixando a promessa de que a agricultura e pescas serão privilegiadas e que não deve haver a redução de capturas para os pescadores portugueses.
Outro ponto relevante é a defesa de «uma Europa mais coesa e solidária», rejeitando João de Deus Pinheiro qualquer tentativa de reduzir a proposta da Comissão Europeia que pretende aumentar o orçamento comunitário em 30 por cento a partir de 2006. «Menos que isso é inaceitável e seria uma traição para os países que se juntaram a nós a 1 de Maio», frisou.
A nível de política externa, a "Força Portugal" quer uma Europa mais articulada e mais "atlantista", com uma maior coordenação com as políticas dos Estados Unidos.

Ler mais: TSF | Correio da Manhã | RR | Diário de Notícias | Jornal de Notícias | Público

quarta-feira, maio 19, 2004

Navios anti-poluição: realização do Governo, disparate dos Verdes

O Governo assinou hoje um contrato com os estaleiros de Viana do Castelo para a construção de dois navios de combate à poluição, no valor de 38 milhões de euros cada. Por outro lado, o Programa de Construção dos Patrulhas Oceânicos engloba 12 navios que serão construídos em fases diferentes, estando já em fase de construção duas embarcações destinadas à vigilância.
"Trata-se de um investimento muito importante para o desenvolvimento da Marinha portuguesa e também um impulso para a economia nacional", afirmou o primeiro-ministro, Durão Barroso, que presidiu à cerimónia de assinatura do contrato, onde estiveram igualmente presentes os ministros da Defesa, Paulo Portas, do Ambiente, Amílcar Theias, e da Economia, Carlos Tavares.
O início da construção dos navios de combate à poluição está previsto para o primeiro semestre do próximo ano, sendo que a conclusão das embarcações será em alturas diferentes: o primeiro navio deverá ser entregue em Novembro de 2006 e o segundo em Junho de 2007.
Entretanto, interrogada sobre este importante acto, a deputada do PEV, Isabel Castro, comentou: "O Governo, se cumprisse o que prometeu aquando da catástrofe ecológica com o petroleiro Prestige, na Galiza, deveria estar agora a anunciar a operacionalização dos navios de combate à poluição e não a sua construção futura".
É mais um gritante exemplo do bota-abaixismo, invejoso, radical e reaccionário, da nossa EQT. A deputada dos Verdes deve pensar que construir dois navios anti-poluição é o mesmo que encomendar um barco a remos...

Público online: a obra do Governo | os disparates dos Verdes

Estreia site da coligação Força Portugal

Ao mesmo tempo que inaufurava a sua sede nacional, em Lisboa [ Praça do Campo Pequeno, nº 81 – 1º andar ], a coligação Força Portugal estreou o seu site na Internet.
Para todos os portugueses que acreditam no Portugal que não desiste, no Portugal que ambiciona e quer, no Portugal que caminha e olha o futuro, www.forportugal.net é doravante o site de referência.
Até 13 de Junho, trabalhando para a vitória nas eleições europeias.
No site Força Portugal! encontra, nomeadamente, os candidatos, o Manifesto e noticiário. Um link permanente estará acessível na coluna lateral d'O blog do Caldas.

Militares na prevenção dos fogos florestais

O ministro da Defesa, Paulo Portas, anunciou ontem que a partir de 31 de Maio, e durante quatro meses, 26 mil militares vão fazer patrulhamento de matas nacionais, no âmbito da prevenção dos incêndios.
"Ninguém pode decretar que os incêndios não venham a existir, mas cada um de nós tem de ter a consciência que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para que o País estivesse mais preparado”, disse Paulo Portas em Vila de Rei, um dos concelhos mais afectados pelos incêndios florestais do Verão de 2003.
Segundo o ministro da Defesa Nacional, “2004 é um ano de viragem na participação das Forças Armadas, nomeadamente do Exército, no apoio ao interesse do País na questão dos fogos”.
“Neste momento, de norte a sul do País, o Exército português está a abrir quilómetros e quilómetros de estradas e caminhos e aceiros, que vão tornar mais fácil a prevenção dos incêndios ou aumentar a acessibilidade aos fogos”, explicou.
Segundo Paulo Portas, o Exército abriu, em cerca de quatro semanas, 180 quilómetros de caminhos e até ao final do programa serão concluídos 300 quilómetros.


[ Correio da Manhã ]

Ao ataque

Diz João de Deus Pinheiro:

«DN - E qual é a sua missão nas eleições?

JDP - Antes de aceitar estas funções fiz uma análise tão isenta quanto possível sobre a evolução de Portugal nos últimos anos. E cheguei à seguinte conclusão: Portugal teve uma política económica catastrófica de 1995 a 2002. Perdemos competitividade; o nosso défice cresceu, o emprego criado foi de baixa produtividade porque foi criado na Função Pública; o endividamento das famílias, das empresas e dos bancos atingiu proporções inéditas. E tudo se passou numa fase de vacas gordas.

DN - Sousa Franco, seu adversário nas europeias, foi o principal obreiro da «desgraça económica»?

JDP - Absolutamente! Foi também isso que me levou a candidatar, contra a injustiça de culparem o actual Governo pela crise económica


Um aperitivo da decidida entrevista do cabeça-de-lista da coligação Força Portugal (PSD-CDS/PP) ao Diário de Notícias de hoje. A não perder.

CDS-PP/Madeira apresenta projectos

O grupo parlamentar do CDS/PP na Assembleia Legislativa Regional da Madeira apresentou dois importantes projectos de resolução na área social, visando estabelecer um Plano Regional de Prevenção do Abandono Escolar e criar, na Região Autónoma, de uma Comunidade Terapêutica para jovens toxicodependentes.
Estes projectos são traduções concretas das jornadas temáticas que o CDS/PP madeirense tem vindo a realizar.

[ DN-Madeira | Jornal da Madeira ]

Finalmente, navios de combate à poluição

O Governo assina hoje ao mais alto nível, em Lisboa, o contrato de construção de dois navios para combate à poluição - com um custo estimado de 76 milhões de euros - nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. A cerimónia vai decorrer no Museu da Marinha e nela participam o primeiro-ministro, Durão Barroso, o ministro da Defesa, Paulo Portas, e o ministro do Ambiente, Amílcar Theias.
O início de construção dos navios está agendado para 2005, estando a entrega do primeiro prevista para finais de 2006 e a do segundo para 2007. O projecto vai ser financiado com verbas comunitárias e daqueles dois ministérios.


[ Diário de Notícias ]

Extremismo e ignorância

Insistindo na tecla do extremismo, o BE resolveu atacar a nova Concordata concluída entre Portugal e a Santa Sé, por considerar que as Concordatas representam "a sobrevivência das relações entre a Igreja e os regimes fascistas".
Ora, as Concordatas são um instrumento, antigo e absolutamente comum, de regulação das relações jurídicas e de outras matérias do interesse da Igreja e dos Estados, muito frequentes nas relações do Vaticano com diversos Estados nomeadamente da Europa e da América Latina.
Só na História de Portugal, podemos citar as Concordatas celebradas nos reinados de D. Dinis (1289, 1292 e 1309), de D. João I (1391 e 1427), de D. Maria II (1848) e D. Pedro V (1857). Tudo conhecidos fascistas, obviamente.
E, para citarmos só algumas das mais relevantes, foram celebradas recentemente novas Concordatas entre a Santa Sé e a Itália (1984), a Polónia (1993), a Eslováquia (2000) e a Eslovénia (2001). Natureza similar têm os três Acordos assinados com a Lituânia, em Setembro de 2000 (relações jurídicos, educação e cultura, e serviço militar). Tudo países fascistas, naturalmente.
O BE ensaia, assim, uma nova mistura explosiva: extremismo, ignorância e... ridículo!

terça-feira, maio 18, 2004

Uma escolha por patriotismo

Se calhar, passou-lhe despercebida a excelente entrevista de João de Deus Pinheiro, o cabeça-de-lista da coligação Força Portugal, ao Jornal de Notícias de sábado passado.
Ainda vai a tempo de a poder ler na íntegra, mas destacamos um pequeno excerto:

«JN - Quem o convenceu a aceitar [ser candidato]?
JDP - Eu próprio. Se calhar, é defeito, mas ainda sou daqueles que acreditam num certo patriotismo. Não quero ser imodesto, mas pensei que tinha uma obrigação para com o meu país, mais do que para com o partido ou o Governo, de não recusar.»

Parceiros angolanos de António Costa ao lado da ditadura cubana

A agência ANGOP noticiou que uma delegação da JMPLA, a organização de juventude do MPLA, acaba de empreender uma visita oficial a Cuba, a convite da sua congénere, a União da Juventude Cubana (UJC). A notícia acrescenta que «o reforço dos laços de amizade e cooperação entre a JMPLA e a UJC, organizações juvenis efactas ao MPLA e ao Partido Comunista de Cuba, respectivamente, consta dos objectivos da visita».
O MPLA, como é sabido, é parceiro do PS na Internacional Socialista e, similarmente, a JMPLA companheira da JS de Jamila Madeira.
Estarão Costa e Jamila solidários com estes sinais de fascismo ou social-fascismo dos seus camaradas angolanos? Não os perturbam os gestos de solidariedade com o regime de Fidel, que, entre outras violências, transformou Cuba num gigantesco Gulag, a maior prisão de jornalistas do mundo?

Socialistas ingleses contra direito à greve

O Governo trabalhista britânico causou, hoje, novo embaraço nas negociações para adopção do futuro Tratado constitucional.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Jack Straw, levantou objecções ao texto da Carta dos Direitos Fundamentais - a Parte II do projecto de novo Tratado -, pedindo mais salvaguardas, especificamente quanto ao direito à greve, por forma a não criar mais direitos legais aplicáveis ao Reino Unido.
Considerará António Costa que estamos diante de perigosos fascistas? Os seus próprios camaradas da Internacional Socialista?

[ EUobserver | Financial Times ]

Sobe & Desce

A SUBIR

Força Portugal
Contra factos, não há argumentos, mesmo quando a EQT (Esquerda-Que-Temos) desce ao nível zero da política e tenta contrariar a evidência: como disse na entrevista à SIC o primeiro-ministro, Durão Barroso, ninguém pode ter dúvidas de que a coligação Força Portugal apresenta a melhor lista com os melhores e os mais preparados e conhecedores candidatos ao Parlamento Europeu. A começar pelo nosso cabeça-de-lista, o antigo comissário europeu, João de Deus Pinheiro, que tem procurado marcar o seu discurso pela positiva contra o discurso cinzento, ultrapassado e deprimido da OBA (Oposição-Bota-Abaixo). O CDS/PP também fez questão de se apresentar na sua maior força, desde logo com os eurodeputados Luís Queiró e Ribeiro e Castro, que apresentam como significativa mais-valia as inúmeras provas dadas de trabalho incansável em prol do País e das causas nacionais.

António Champalimaud
O blog do Caldas curva-se perante a memória daquele que é certamente o maior empresário português de todos os tempos. António de Sommer Champalimaud marcou o séc. XX com a sua capacidade de empreendimento e liderança, sobrevivendo sempre com enorme capacidade e fulgor aos mais violentos ataques desferidos contra as suas empresas e a sua família. Mesmo quem não concorde com algumas das suas posições - muitas vezes cáusticas sobre o estado da política em Portugal - poderá alguma vez pôr em causa o gigantesco legado que deixou e a lúcida perspectiva de futuro que sempre demonstrou. O seu último gesto, ao oferecer ao País uma Fundação inteiramente dedicada à Saúde, que fez questão em ser presidida por Leonor Beleza, é uma bofetada de luva branca a todos aqueles que, sem qualquer vergonha, mesmo na hora da morte, o pretenderam atacar. São os tais pequenos demais para sequer o conseguir atingir.

Comunicação social
É sempre bom quando se pode aplaudir uma imprensa que revela memória histórica. É verdade que foi necessário que Pacheco Pereira, Vasco Graça Moura, Rui Ramos e alguns blogues - entre os quais, O blog do Caldas - viessem lembrar o silêncio ensurdecedor da esquerda mediática em relação ao "Relatório da Comissão de Averiguação de Violências sobre Presos sujeitos às Autoridades Militares" (Imprensa Nacional, 1976), onde se contam algumas das mais tenebrosas torturas infligidas a vítimas inocentes durante o PREC. A verdade é que esta recordação dá uma vez mais razão à linha de distância que o CDS e a restante direita democrática sempre traçaram em relação aos comportamentos aviltantes de alguns revolucionários de trazer por casa. Como ainda recentemente disse o líder do CDS/PP, Paulo Portas, não damos, nem daremos nunca cobertura a bombistas e torcionários afins. Porque podemos perdoar, mas não se pode esquecer.


A DESCER

António Costa
Nós sabemos que a lista do PS mais parece um grupo de socialistas e pré-reformados sempre em fuga aos problemas que ajudaram a criar, desta feita dos possíveis efeitos colaterais da liderança calamitosa de Ferro Rodrigues. Mas o deputado e candidato ao Parlamento Europeu, António Costa, exagera na pura demagogia e na mais desenfreada mentira (ver Mentiroso e Sem Classe). Ao afirmar que "os candidatos do PP na lista da coligação vão sentar-se na extrema-direita do Parlamento Europeu", Costa mente com todos os dentes que tem na boca. Como todos sabem, o grupo UEN-"União para a Europa das Nações", onde se integram os deputados do CDS-PP, é um respeitável e respeitado grupo no Parlamento Europeu, reunindo partidos de direita democrática e de centro-direita, onde se destaca o Fianna Fail, partido do Governo da Irlanda e que actualmente ocupa a presidência irlandesa da União Europeia. É tão simples como isto: contra a mentira, repete-se a verdade.

EQT
À falta de razão, a esquerda mediática encontra sempre umas desculpas esfarrapadas. Depois de Pacheco Pereira, Vasco Graça Moura e Rui Ramos terem referido e citado o "Relatório da Comissão de Averiguação de Violências sobre Presos sujeitos às Autoridades Militares", onde se revelam algumas das mais tenebrosas torturas praticadas no PREC - eufemisticamente descritas pela esquerda como "sevícias" - tinha de aparecer o argumento do "relativismo". Ou seja, segundo a esquerda mediática, quem cita o Relatório está implicitamente a justificar as torturas praticadas no Iraque. Como se todos nós - e O blog do Caldas fê-lo desde o primeiro minuto - não tivéssemos condenado os actos bárbaros e inaceitáveis praticados no Iraque, exigindo que fossem encontrados e devidamente punidos os responsáveis por tais actividades. Não, o relativismo não é nosso, é da EQT (Esquerda-Que-Temos): perante a recordação dos crimes praticados em 1975, foi ela que não se manifestou, nem condenou, preferindo adoptar o silêncio dos culpados.

Ferro Rodrigues
«Não admitimos que haja uma Europa europeia e uma Europa pró-senhor Bush», disse na terça-feira aquele que tenta passar pelo chefe máximo da OBA (Oposição-Bota-Abaixo) - ainda que todos saibamos que se limita assim a servir de papagaio cor-de-rosa do verdadeiro líder, Francisco Louçã de seu nome. Ferro não percebe que não há diferenças entre uma "Europa europeia" e uma Europa aliada dos Estados Unidos - bem pelo contrário, a "Europa europeia" construiu-se sempre com o apoio solidário de Washington, nos melhores e nos piores momentos, nomeadamente através da NATO. Ferro não percebe também que está assim a dar aos portugueses uma muito útil indicação do que significa o voto no PS: nem mais, nem menos do que um perigoso seguidismo em relação aos socialistas espanhóis de Zapatero, desde logo no anti-americanismo primário, colocando em causa o interesse nacional. Pelo contrário, votar Força Portugal é optar por uma política externa portuguesa independente, aliás na tradição que sempre contribuiu para o bem do País.

Força Portugal: Manifesto apresentado amanhã

Amanhã, 19 de Maio, é dia grande para a coligação Força Portugal e a sua campanha com vista às eleições europeias de 13 de Junho.
Abre a sede nacional, que se situa na Praça do Campo Pequeno, nº 81 – 1º andar, em Lisboa.
E, às 17h30, o cabeça-de-lista, Prof. Doutor João de Deus Pinheiro, apresenta, em conferência de imprensa, o Manifesto Eleitoral da coligação PSD/CDS-PP.

CDS-PP saúda nova Concordata

O CDS-PP emitiu o seguinte comunicado sobre a ssinatura da nova Concordata entre a Santa Sé e o Estado português:

O CDS/PP saúda a assinatura, no Vaticano, na data de hoje, da nova Concordata que passa a regular as relações jurídicas entre o Estado português e a Santa Sé.

Não só como partido democrata-cristão, mas enquanto um comum partido democrático profundamente enraizado no povo português, conhecedor do papel especialíssimo que a Igreja Católica ocupa e desempenha entre nós, da fé e cultura católicas da maioria dos portugueses e do relevo que a Igreja tem desempenhado ao longo da nossa História nacional, o CDS/PP é fiel ao princípio concordatário. E, nessa medida, o CDS/PP regozija-se com esta conclusão feliz do processo de revisão aberto há três anos.

O CDS/PP regozija-se, em particular, com a revisão e actualização justas, sérias e equilibradas que foi possível fazer do quadro concordatário anterior, em coerência com a democratização geral do país, a descolonização, os princípios constitucionais vigentes e o simples decurso do tempo. O CDS/PP considera que esta nova Concordata, que permitiu regular muitos aspectos que, para além da limitada revisão de 1975, careciam de ponderada modificação – a saber, nomeadamente, nos domínios do casamento, da fiscalidade, da assistência religiosa, do ensino, da cooperação em diversas áreas e do património – constitui novo patamar de estabilidade nas relações entre a Igreja Católica e o Estado português.

O CDS/PP saúda o reconhecimento da personalidade jurídica da Conferência Episcopal Portuguesa – a quem testemunha de novo o seu profundo respeito – e manifesta a convicção de que a nova Concordata nos coloca ao abrigo da erosão inevitável do texto de 1940 e, mercê da sua contemporaneidade, ao abrigo também dos ataques dos que, arguindo a sua desactualização, pretendessem criar uma questão religiosa inexistente entre nós.

O CDS/PP reafirma que a liberdade religiosa, direito fundamental, implica o reconhecimento da religião (católica, ou outra) como um facto relevante da vida pública e não apenas da esfera privada de cada um. E, tal como hoje declararam, em diferentes momentos, o Santo Padre e o primeiro-ministro de Portugal, também o CDS/PP espera que este documento favoreça um melhor entendimento e cooperação entre o Estado e a Igreja, nos domínios onde ambos actuam ou que são de interesse comum.


Agência Ecclesia: Etapas | Nova Concordata | Texto da Concordata | Análise | João Paulo II | Durão Barroso | Núncio Apostólico

Mentiroso e sem classe

Evidenciando desespero e falta de argumentos, o número 2 do PS na lista para as eleições europeias, António Costa, desceu uma vez mais ao nível dos insultos e das falsidades.
Segundo a imprensa, o candidato do PS disse nomeadamente que "os candidatos do PP na lista da coligação vão sentar-se na extrema-direita do Parlamento Europeu, onde o antigo partido fascista italiano é o principal parceiro do doutor Paulo Portas".
António Costa sabe que mente.
O grupo UEN - "União para a Europa das Nações", onde se integram os deputados do CDS-PP, é um respeitado grupo no Parlamento Europeu, reunindo partidos de direita democrática e de centro-direita, onde se destaca o Fianna Fail, partido do Governo da Irlanda e que actualmente ocupa a presidência irlandesa da União Europeia.
Sustenta António Costa que a UE é actualmente presidida por fascistas e pela extrema-direita?
É lamentável que o antigo líder parlamentar do PS, regressando ao nível de grosseria em que se celebrizou - quando evocou o "Cabaret da Coxa" num debate parlamentar com a ministra da Justiça -, não hesite em, na falta de argumentos sérios, agir como se fosse um desqualificado mentiroso.
Quanto a Gianfranco Fini, líder da Aliança Nacional em Itália, tem-se afirmado, enquanto vice-primeiro ministro italiano, como uma das figuras políticas mais respeitadas em Itália e um factor de equilíbrio, muito saudado no Parlamento Europeu, nomeadamente aquando da presidência italiana da UE, no segundo semestre de 2003. António Costa devia reler os cumprimentos da bancada do PSE e nomeadamente do seu camarada Baron Crespo. Aqui há meses, Fini foi, aliás, na ocasião de uma visita a Israel, objecto de elogios de Mário Soares, que o citava como um exemplo a seguir. Portanto... entendam-se!
E, já agora, quererá António Costa explicar o acordo dos seus camaradas austríacos com o "tenebroso Haider" na Caríntia? Ou os dislates frequentes da senhora Joke Swiebel, sua camarada holandesa no Parlamento Europeu?

segunda-feira, maio 17, 2004

Europa, sem esquecer África e Brasil

Os eleitos do PSD e do CDS/PP nas europeias prometem bater-se para que Portugal dê o salto rumo ao crescimento económico que se perspectiva. Reunidos na Curia, os candidatos da coligação ouviram Ernâni Lopes defender a aproximação a África e ao Brasil.
O mandatário da coligação «Força Portugal» às europeias defendeu ontem a articulação da política externa com África e o Brasil, para Portugal não ficar “encurralado no canto sudoeste da Europa”. Aos candidatos, reunidos na Curia, Ernâni Lopes frisou que o Parlamento Europeu “está no centro da evolução institucional da União Europeia”. Na sua intervenção, valorizou “o potencial económico da articulação com África e o Brasil”, porque “por aí deverá passar o futuro da economia, mais do que pelas taxas de juro ou o défice do orçamento”. O ex-ministro das Finanças defendeu o aprofundamento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, para Portugal ter “um papel mais activo na UE e na projecção da lusofonia à escala global”, focando a necessidade de enquadramento geopolítico no âmbito da Europa e da OTAN, para articular a componente europeia continental com o que designou como componente atlântico-global.
O cabeça de lista da coligação exortou o Governo a prosseguir “com a coragem” que tem demonstrado para enfrentar reformas estruturais em sectores como a segurança social, revisão das leis laborais, saúde e educação, que reputou de necessárias para fazer crescer a produtividade e o emprego. “À excepção dos responsáveis, os principais peritos económicos reconhecem que as políticas seguidas até 2002 geraram perda de competitividade e levaram a falências, deslocalização de empresas e desemprego”, salientou João de Deus Pinheiro, não poupando elogios à ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, “pela determinação e coragem com que conseguiu, em dois anos, retirar Portugal do buraco”.
Garantiu depois que os eleitos da coligação “vão bater-se para que Portugal possa ter meios para dar o salto”, rumo ao crescimento económico que se perspectiva e que deverá ser superior à média europeia em 2006. O deputado Mota Soares criticou o “radicalismo da oposição”, afirmando que atingiu o limite da falta de gosto, com a escolha de apitos amarelos como brinde de campanha. “No PS só ouvimos vozes e temas do passado”, disse Mota Soares, concluindo que o futuro passa pela coligação.


[ O Primeiro de Janeiro | Diário de Notícias | Público | Correio da Manhã | Jornal de Notícias ]

Mais um blogue dos nossos

Mais um blogue democrata-cristão na blogosfera. Este da JP Évora. Acaba de começar agora mesmo. Bem vindo ao nosso espaço.

domingo, maio 16, 2004

As aves agoirentas querem crise política

Durão Barroso participou ontem, na Curia, num seminário de candidatos da coligação Força Portugal ao Parlamento Europeu, onde esteve também o cabeça de lista, João de Deus Pinheiro. Ao deparar com cartazes da candidatura do PS, o líder laranja olhou para «aquelas caras, a começar pelo cabeça de lista», e só viu «aves agoirentas do passado, do Governo que levou o País» para a «lista negra da Europa», de quem, «quando surge qualquer notícia positiva, procuram escondê-la» e «quando há alguma notícia menos boa, tentam amplificá-la».
A coligação «representa o futuro» enquanto o PS significa «o passado, o voltar atrás», àquilo que «os portugueses não querem», disse o líder social-democrata, justificando o optimismo com que encara as eleições. «A oposição está com a sua arrogância a dizer que vai ganhar, mas nós é que vamos ganhar, porque pomos os interesses do País acima do cálculo partidário», disse.
«A juventude não deve ter pachorra para aquelas caras, que significam o que há de mais doentio na sociedade portuguesa: a falta de confiança, a falta de auto-estima e de valorização do que é nosso, a maledicência, a sistemática descrença», insistiu o líder laranja.
Durão considerou que a oposição é «liderada por um pequeno partido radical, que perdeu as estribeiras» e «é uma espécie de tablóide», que «atira lama para a ventoinha, na esperança de que todos saiam prejudicados». Mas «não é normal que o PS se deixe levar» por esses métodos, por uma estratégia que «pretende lançar uma crise política a seguir às eleições». Mesmo quem discorda de algumas medidas do Governo, concluiu, «não quer instabilidade».


[ TSF | Diário de Notícias | Público ]

sábado, maio 15, 2004

De aluno exemplar a mau exemplo, graças ao PS

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Deus Pinheiro, disse ontem na Curia que Portugal passou de «exemplar a mau aluno» na Europa com os governos socialistas e defendeu que os futuros eurodeputados devem ser «embaixadores» dos interesses portugueses.
O primeiro candidato da lista da coligação “Força Portugal” às eleições europeias de 13 de Junho destacou o «momento fundamental» da construção europeia, em que o Parlamento Europeu será o «centro das decisões e da respectiva formatação» na Europa alargada, preconizando, por isso, que Portugal precisa de eleger «embaixadores credíveis, atentos e informados» para aquele órgão.
«Já fomos um caso exemplar e com o Governo PS passámos a mau exemplo», disse João de Deus Pinheiro, ao falar na abertura de um seminário para candidatos e directores de campanha da “Força Portugal”, que decorre até amanhã na Curia, Anadia.
Descrevendo «a receita socialista» que, em sua opinião, levou a economia portuguesa a perder competitividade, Deus Pinheiro referiu que «os salários aumentaram duas vezes mais que a média europeia» e que «o endividamento familiar e das empresas aumentou para o dobro».
«O Governo socialista fugiu por não ter a coragem necessária» para aplicar «o remédio, que passa pelo controlo rigoroso da despesa pública e pelas reformas estruturais», afirmou Deus Pinheiro, dando como exemplos a reforma da segurança social e das leis laborais.
Na abertura do seminário, o presidente do CDS-PP, Paulo Portas, falou na «posição clara» da coligação “Força Portugal” a favor do vínculo transatlântico em matéria de segurança e defesa europeias, em contraponto às «perigosas» tendências «isolacionistas da Europa», que têm na lista do PS defensores «radicais e extremistas».
«A coligação ‘Força Portugal’ tem uma linha clara euro-atlântica, enquanto no PS cada cabeça sua sentença», afirmou o líder do CDS.
O líder dos populares salientou ainda a importância das eleições europeias de 13 de Junho, «não pelos motivos da oposição, mas por razões nacionais», bem como a necessidade de evitar «o regresso ao passado e permitir às esquerdas que façam a festa que Portugal não quer», porque «é deitar fora o esforço do país».
«Quem merece o voto? Quem criou os problemas, o PS e Sousa Franco, ou a coligação, cujo Governo os resolveu?», questionou.
O seminário para candidatos e directores de campanha da “Força Portugal” prolonga-se até amanhã, estando prevista para hoje uma intervenção do líder do PSD, Durão Barroso, sobre “A importância das eleições europeias”.
Força Portugal!

[ Diário de Coimbra | Público]

Blog-prémios. E o vencedor é...



Prémio “Estarão à procura de mandatária?”
António Guterres e a Al-Qaeda Irão Ganhar as Europeias em Portugal?
Ana Sá Lopes - Público - 8.05.2004

Prémio “L´important c´est la rose”
A Comissão Nacional de Jurisdição (CNJ) da Juventude Socialista (JS) decidiu instaurar oito processos disciplinares a militantes, na sequência dos tumultos verificados na última convenção federativa, de Fevereiro, destinada a eleger o novo presidente da Federação Distrital de Setúbal da JS.
Portugal Diário - 10.05.2004

Prémio “Uns deitam foguetes, outros apanham as canas”
Ferro Rodrigues contra «foguetório de S. Bento»
[reacção incomodada do Secretário-Geral do PS ao fim do procedimento de défice excessivo contra Portugal]
Diário de Notícias - 12.05.2004

Prémio “E ficou por aí...”
À mesa, Fernando Rosas é conservador.
Diário de Notícias - 12.05.04

Prémio “Auto-avaliação tardia”
Dificilmente as coisas podem correr bem quando as políticas são más
Ferro Rodrigues - Diário de Notícias - 12.05.2004

Prémio “Seven”
Sou muito guloso. Se esse é um pecado mortal, estou feito...
Fernando Rosas - Diário de Notícias - 12.05.04

Prémio “E não é que (por UMA vez) tem razão?”
Quando se quer falar às massas, usa-se essa rica forma de linguagem que é o "futebolês". Quando se trata dos grandes encontros dos chamados "decisores", oscila-se entre uma armadura sintáctica de tradição portuguesa polvilhada de termos em inglês e uma espécie de esperanto internacional que é o "economês".
Eduardo Prado Coelho - Público - 13.05.2004

Prémio “Eu preferia ter entrado pelos Urais”
Portugal entra na Europa pela direita baixa, ou seja, pelo Atlântico.
Miguel Portas - Diário de Notícias - 13.05.2004

Prémio “Deixem falar os especialistas”
PCP Acusa PSD de Falta de Transparência
Público - 13.05.2004

Prémio “Revés do Viés”
A relação das esquerdas com a Europa não é menos enviesada.
Miguel Portas - Diário de Notícias - 13.05.2004

Prémio “Afonia Totalitária”
Espera-se que comunistas, trotskistas e mais fauna da extrema-esquerda, que hoje tanto se abnegam pelos direitos humanos, façam o obséquio de esclarecer como, quando e onde, condenaram publicamente o que se passou entre nós naquela altura (1975).
Vasco Graça Moura - Diário de Notícias - 12.05.04

Prémio “Como nós fizemos em 75”
O Governo português não pode limitar-se a condenar torturas e sevícias (no Iraque) Ergue a sua voz para o censurar ou não?
Luís Fazenda - Portugal Diário - 13.05.2004

Prémio “Uns valentes”
Foi no RALIS [Regimento de Artilharia de Lisboa] e no RPM [Regimento de Polícia Militar] que se cometeram os maiores excessos. No primeiro, houve casos de tortura sistemática, exercida, por vezes, com a colaboração de elementos civis. No segundo, houve maus tratos generalizados, levados a cabo por diversos militares
Público - citação do Relatório da Comissão de Averiguação de Violências Sobre Presos Sujeitos às Autoridades Militares em 1975 - 13.05.2004

Prémio “PortuGULAG”
Portugal viu-se numa situação de Não-Direito, onde as mais desregradas, sórdidas e desencontradas paixões humanas deram campo ao exercício tumultuário do aviltamento colectivo."
Público - citação do Relatório da Comissão de Averiguação de Violências Sobre Presos Sujeitos às Autoridades Militares em 1975 - 13.05.2004

Prémio "No futebol, ganha quem marca golos"
As sondagens que valem são as dos votos
Sousa Franco - Portugal Diário - 14.05.2004

Prémio “Manifestação espontânea”
Fidel Castro «arrasta» um milhão [de manifestantes] contra EUA
TSF - 14.05.2004

sexta-feira, maio 14, 2004

Força Portugal lança campanha

Num seminário, que se inicia hoje, ao fim da tarde, na Curia e que dura até domingo próximo, envolvendo os candidatos, secretarias-gerais e direcções distritais dos dois partidos e a estrutura da campanha, a coligação PSD/CDS-PP vai preparar e organizar a campanha eleitoral para as próximas eleições de 13 de de Junho.
Estão previstas diversas intervenções de candidatos de candidatos e dirigentes partidários, sobre diferentes temas europeus e de campanha, com destaque para os discursos dos dois líderes, Durão Barroso e Paulo Portas.
Força Portugal!

Logo à noite, todos ao Whispers

Logo à noite, a partir das 23h00, se és de Lisboa ou estás por Lisboa, vai à festa da dinâmica equipa concelhia da Juventude Popular na discoteca Whispers (Centro Comercial Imaviz, à Avenida Fontes Peraira de Melo).
O que anunciam?

A música está escolhida, as bebidas quase servidas e os confettis prontos a serem lançados! E não ficamos por aqui. Para elas, entrada livre e bar aberto! Para eles, um consumo reduzido, com direito a 2 bebidas brancas e bar aberto de cerveja entre as 00h e a 1h e entre as 2h e as 3h!

Hoje, 14 de Maio, convida todos os teus amigos e apareçam para festejar a primeira festa da nova Comissão Política de Lisboa da JP!

Correcção

Escreve-nos a jornalista EUNICE LOURENÇO do jornal "Público" com a seguinte correcção:

A frase que no vosso blogue atribuem a Costa Gomes é na verdade uma citação da introdução feita pela comissão de averiguação de violências sobre presos sujeitos às autoridades militares, como se percebe na edição em papel do
PÚBLICO.


O blog do Caldas agradece e penitencia-se pela precipitação de leitura e pelo erro de transcrição cometido com base na estrutura da edição online do jornal.
Assim, deveríamos, na verdade, ter transcrito ontem:

"Só uma verdadeira Democracia tem em si força suficiente para denunciar ou consentir que outros denunciem as violências sobre os direitos humanos. Neste aspecto, e quanto a esta Comissão, a jovem Democracia Portuguesa revelou-se suficientemente forte para não temer a denúncia daquilo que está errado ou merece pública censura."

- Introdução feita pela Comissão


E mudamos em conformidade a nossa curiosidade final quanto ao Sobe e Desce da edição de amanhã. Aparecerá a Comissão a subir? E Bush e/ou Rumsfeld a descer? Ou todos a subir? Ou todos a descer?

Coligação de óptima saúde

Há dias, quiseram entalar a Presidente da Distrital do PSD do Algarve, Isabel Soares. Perguntaram-lhe no CORREIO DA MANHÃ: «por que não tem o PSD um algarvio em lugar elegível nas Europeias?»
A experimentada política algarvia e carismática presidente da Câmara Municipal de Silves não se atrapalhou. Não começou só por dizer que «estas listas não são feitas por círculo, nem por região», nem destacou apenas que «o social-democrata Joaquim Piscarreta está no 13º lugar da lista do PSD, a mesma posição de há cinco anos atrás.»
A dirigente social-democrata acrescentou mais. Disse: «Refira-se que temos, no âmbito da coligação, um elemento do PP, Luís Queiró, num lugar elegível e que concorre pelo Algarve.» Bravo!
Quer a EQT melhor demonstração da saúde e solidez da coligação PSD/CDS-PP?
Recorde-se que Luís Queiró é presidente da Assembleia Distrital do CDS-PP em Faro e foi candidato pelo nosso partido no Algarve nas últimas eleições autárquicas e legislativas.

Perguntas interessantes ao BE

O nosso leitor Nuno Álvares Pereira envia-nos uma nota sobre um post muito interessante que colocou no seu blogue Maioria Não Silenciosa.
Vale a pena ler e reflectir sobre este Eles Mentem, Eles Pagam.
Não é só a argumentação política. É também a observação financeira. Terá o BE resposta?

quinta-feira, maio 13, 2004

As sevícias e a força dos blogues

Prova da força dos blogues é o destaque - aplaudimos - que, em peças assinadas pela jornalista EUNICE LOURENÇO, a secção política (Nacional) do PÚBLICO dá, hoje, ao relatório das sevícias cometidas em Portugal pelo PREC esquerdista em 1974/75. Na esteira do artigo de Vasco Graça Moura, no DN de ontem, a ele também nos referíramos [ v. Sevícias e sevícias ].
Curiosa e interessnte é, neste contexto, uma das afirmações do então Presidente da República, o general Costa Gomes, em citação transcrita pelo PÚBLICO:

Prólogo escrito pelo Presidente da República Costa Gomes
"Só uma verdadeira Democracia tem em si força suficiente para denunciar ou consentir que outros denunciem as violências sobre os direitos humanos. Neste aspecto, e quanto a esta Comissão, a jovem Democracia Portuguesa revelou-se suficientemente forte para não temer a denúncia daquilo que está errado ou merece pública censura."


Face aos comentários de Ana Sá Lopes no sábado passado, que, a respeito das sevícias denunciadas - e muito bem - nas prisões do Iraque, moralizava sobre "relativismo" e "indignação selectiva" a propósito da democracia americana, ficamos sem saber se o PÚBLICO aplaude ou repudia esta constatação do general Costa Gomes.
Vamos ter que esperar pelo próximo sábado e pela secção Sobe e Desce do PÚBLICO, para o percebermos. Aparecerá Costa Gomes a subir? E Bush e/ou Rumsfeld a descer? Ou todos a subir? Ou todos a descer?
Este relatório das sevícias em Portugal em 1974/75 não teve quaisquer consequências penais, o que o PÚBLICO constata, sem comentar.

PÚBLICO: Relatório | Datas | Citações | Conclusões | Comissão

Angola e Portugal assinam acordo no domínio da Justiça

Os ministros da Justiça de Portugal e de Angola, Maria Celeste Cardona e Paulo Tjipilica, assinaram ontem, em Luanda, um protocolo de cooperação, que contempla as áreas de reforma legislativa, formação de quadros, documentação jurídica e intercâmbio de experiência entre os dois países.
Maria Celeste Cardona reafirmou que Portugal vai apoiar Angola na realização de todas as actividades que tenham como propósito o reforço do Estado de direito, porque a administração da Justiça é importante para o progresso social e económico, bem como para a boa actuação política.

Ler mais: Angop | Jornal de Angola

Chocante envolvimento eleitoral de Prodi

O envolvimento político-partidário de Romano Prodi, consentindo agora na utilização da sua imagem ao serviço da campanha da esquerda italiana para as próximas eleições europeias, é cada vez mais contestado não só em Itália, mas também em Bruxelas.
Desde Novembro passado que o presidente da Comissão Europeia começou a adoptar este tipo de comportamentos, gerando críticas por violar o estatuto que lhe cumpre observar de isenção, imparcialidade e não envolvimento na política interna dos Estados-membros. Só que, depois de procurar justificar-se... reincide, insiste e agrava!
Entre outros, o CDS-PP tem criticado directamente, no Parlamento Europeu, estes factos altamente reprováveis.
Prodi quer, assim, terminar o seu mandato e despedir-se da Comissão de uma forma verdadeiramente escandalosa. Ai se fosse da Direita e não da Esquerda!...

[ EUobserver ]

Parlamento Europeu (CDS/PP, grupo UEN): Pergunta 1 | Pergunta 2 | Pergunta 3

Eleições em Angola: oposição democrática insiste pela marcação da data

A oposição angolana abandonou ontem a comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, exigindo que o Presidente da República - que à mesma hora era recebido por George W. Bush na Casa Branca - convoque rapidamente eleições legislativas e presidenciais.
A reacção dos deputados da UNITA, FNLA, PRS e PLD, a que se juntou também o único eleito do PRD em representação de cinco outras formações com assento parlamentar, surge na sequência de uma proposta do MPLA, que pretende criar uma comissão eventual para apreciação desta matéria.
Uma solução contestada pela oposição angolana, que invoca o texto constitucional e a lei eleitoral para sublinhar que a convocação de eleições é da competência do Presidente da República, não havendo necessidade de quaisquer debates adicionais.


As eleições em Angola, num processo nunca totalmente concluído por causa do reacender da guerra civil, realizaram-se em 1992.

Ler mais: Diário de Notícias | Angop | O Apostolado | Jornal de Angola (1) | Jornal de Angola (2) | Voz da América

Equipa eleitoral da ONU no Iraque

Uma equipa de especialistas para questões eleitorais das Nações Unidas chegou, ontem, a Bagdad.
Segundo anunciou o gabinete do porta-voz da ONU, esta equipa, liderado por Carina Perelli, já está no terreno, com a missão de preparar as eleições iraquianas previstas para Janeiro de 2005 e que se deseja que possam decorrer dentro da normalidade.

[ TSF ]

FIFA admite Timor-Leste

A Federação de Futebol de Timor-Leste (FFTL), após decisão do Comité Executivo da FIFA, prevista para amanhã e depois de amanhã (14 e 15 de Maio), em Zurique, vai ser finalmente admitida no próximo dia 20 de Maio na Federação Internacional de Futebol (FIFA), durante o 54º congresso desta organização, a realizar em Paris, segundo declarou Francisco Kalbuadi, presidente da FFTL.
Entretanto, entre os dias 7 e 16 de Dezembro, Timor-Leste estrear-se-á na Tiger Cup, competição a realizar na Malásia e Vietname e em que participam dez selecções nacionais: Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia, Timor-Leste e Vietname.

Ler mais: Lusa

Novo regime do contrato individual de trabalho na administração pública

A maioria parlamentar PSD/CDS-PP aprovou ontem, na Assembleia da República, em votação final global, o novo decreto sobre o regime do contrato individual de trabalho na administração pública, após apresentarem um projecto destinado a expurgar duas normas consideradas inconstitucionais pelo Tribunal Constitucional.
Face a algumas críticas da oposição, o deputado do CDS-PP Nuno Melo acusou o PS de ter memória curta, não se lembrando que membros dos governos socialistas como os ex-ministros Jorge Coelho e Alberto Martins ou o ex-secretário de Estado Fausto Correia "defenderam a existência de contratos individuais de trabalho na administração pública".


Ler mais: Público online | Jornal de Notícias | TSF

Fado, património da Humanidade

A proposta de candidatura do fado a Património da Humanidade foi hoje aprovada por unanimidade na reunião da Câmara Municipal de Lisboa.
A proposta foi apresentada pelo presidente do município, Pedro Santana Lopes, e recolheu os votos favoráveis de toda a vereação.
O texto da proposta é o documento elaborado pelo Conselho Consultivo da Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa, no qual é defendida a proclamação do fado tradicional de Lisboa como Obra Prima do Património Oral e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.


Ler mais: Público online

quarta-feira, maio 12, 2004

Caluniador

Há um tal Álvaro Domingues que resolve, hoje, caluniar o CDS-PP em artigo [ Com Isto do Apito em Evolução ] publicado no PÚBLICO: «... com o PP amuado pelo Presidente não ter condecorado um ex-PIDE ...»
Será geógrafo ilustre e professor da Universidade do Porto. Mas, pela amostra, distingue-se por ter a mania que tem graça e, manifestamente, não ter muito jeito para escrever. Distingue-se também por ser lesto a difamar, de tiro fácil no insulto e propenso a caluniar com vileza, com base em grotescas falsidades.
Será provavelmente um grande apoiante de Isabel do Carmo. Mas, já agora, podia investigar o que se passou com os seviciadores de 1974/75 e se algum - ou dos seus instigadores - não terá sido, entretanto, condecorado.

Sevícias & sevícias

Uma vez mais certeiro o artigo de hoje [ Sevícias ] de Vasco Graça Moura no DN.
Começa por relatar, objectivamente:

Casos de cárcere privado, com tortura e violenta agressão física; centenas de prisões arbitrárias; detenções sem invocação de razões e sem processo ao longo de meses e meses; interrogatórios à noite e não reduzidos a escrito; recusa de assistência de advogado; casos de tortura sistemática, de agressão violenta e de maus tratos físicos, por vezes com espancamento dos presos por vários agressores simultâneos; «sevícias sistemáticas sobre presos, com o fim de os humilhar e lhes infligir castigos corporais, traduzidos em agressões, rastejamento no solo, corridas forçadas, banhos frios com mangueira e imposição de beijarem as insígnias de uma unidade militar, incrustadas no pavimento»; tortura moral por insultos, intimidação e ameaças com armas de fogo; coacção psicológica por ameaça de prisão de familiares; vexames e enxovalhos públicos; subtracção de valores ou objectos na efectivação das prisões ou nas buscas às celas; incomunicabilidades, isolamentos, privação de correspondência, de artigos de higiene e de recepção de encomendas, até cinco meses; privação de exercício físico ao ar livre; desrespeito pelo natural pudor das pessoas na admissão dos detidos; graves deficiências de assistência médica, chegando a registar-se a morte de presos; impedimento de assistência a actos de culto...
E ainda queixas de simulações de execução; de agressão à dentada, espancamento e tentativa de violação de uma presa; de choques eléctricos nos ouvidos, sexo e nariz de um preso; de sevícias e torturas ao filho de outro preso, na frente deste, para extorsão de uma confissão.


Depois, revela onde, quando e por quem se cometeram tais actos:

Tão extremosas manifestações de humanidade não se devem à PIDE, nem aos franceses na Argélia, nem à guerra do Vietname, nem ao regime de Saddam, nem aos guardas de Guantánamo, nem às práticas sinistras de alguns militares americanos no Iraque.
Devem-se a militares e civis alinhados com o PCP e a UDP no rutilante Portugal dos cravos de 1974-75.
Dá-se aqui só uma pálida ideia de algumas das 56 conclusões do documento de 143 páginas publicado em 1976 pela Presidência da República, sob o título de Relatório da comissão de averiguação de violências sobre presos sujeitos às autoridades militares.


E deixa um comentário:

Na democracia norte-americana, conhecidas as sevícias nojentas perpetradas por alguns militares no Iraque, os nomes e fotografias dos responsáveis foram publicados, as autoridades exprimiram o seu repúdio, a comunicação social e a opinião pública fizeram livremente a sua avaliação indignada, os arguidos irão a tribunal e hão-de ser severamente punidos.
Na democracia francesa, as torturas na Argélia têm vindo a ser investigadas a quase cinquenta anos de distância.
Mas dá-se um doce a quem se lembrar de um só caso de julgamento em Portugal pelas selvajarias acima referidas.


E um desafio:

Espera-se que comunistas, trotskistas e mais fauna da extrema-esquerda, que hoje tanto se abnegam pelos direitos humanos, façam o obséquio de esclarecer como, quando e onde, condenaram publicamente o que se passou entre nós naquela altura.

Esperamos ansiosamente o diagnóstico sobre "relativismo moral" e "indignação selectiva" de Ana Sá Lopes e outros, diante desta evidente duplicidade. Esperamos também pela firme dureza dos comentários e das exigências aos carrascos da Al-Qaeda e das milícias de Al-Sadr e similares. E, já agora, o apoio determinado à implantação da democracia no Iraque, para que os seviciadores (e assassinos) iraquianos e os extremistas islâmicos venham também a ser julgados e responsabilizados na Justiça e pelos seus pares.

Barbaridade e selvajaria

Um vídeo colocado terça-feira num endereço islâmico na Internet mostra um civil norte-americano no Iraque a ser decapitado por um grupo ligado à Al-Qaida, que diz querer vingar as sevícias infligidas a prisioneiros iraquianos por soldados norte-americanos.
O vídeo mostra cinco homens encapuzados, em pé, atrás de um homem sentado, vestido de laranja - com um uniforme semelhante ao de um prisioneiro -, que se identificou como Nick Berg, um empresário de telecomunicações cujo corpo foi encontrado perto de um viaduto de uma via rápida em Bagdad, no sábado.
"O meu nome é Nick Berg, o nome do meu pai é Michael, o nome da minha mãe é Suzanne", diz o homem no vídeo. "Tenho um irmão e uma irmã, David e Sarah. Vivo em Ó Filadélfia." Depois de lerem um comunicado, os homens foram vistos a puxar o homem e a pôr uma enorme faca no seu pescoço.
Soou um grito estridente quando os homens o decapitaram, entoando "Allah Akbar"- Deus é grande".
Depois atiraram a cabeça fora à frente da câmara.
Berg, 26 anos, era um pequeno empresário dos subúrbios de Filadélfia, disse terça-feira a sua família. A sua família confirmou que o seu filho tinha sido decapitado, mas que não sabia os pormenores da decapitação.


[ Lusa | TSF | Aljazeera | BBC | USA Today | CNN | El Mundo ]

terça-feira, maio 11, 2004

Sobe & Desce

A SUBIR

Governo
Saber que os ministros das Finanças da União Europeia decidiram "por consenso" retirar Portugal da lista de países com défice excessivo, como anunciou hoje a Agência Lusa, só pode ser vista como uma vitória da política de rigor do actual Governo, desde logo da ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite. Mas também como uma colossal derrota para a EQT (Esquerda-Que-Temos), que tudo fez e fará para denegrir a coligação no poder, mesmo quando é o bom-nome e a credibilidade internacional do País que está em causa, mesmo quando foi precisamente a EQT que criou a situação de instabilidade, fugindo a sete pés das responsabilidades assumidas perante todos os portugueses.

Paulo Portas
Como o presidente do nosso partido disse esta semana em Vale de Cambra, "o eleitorado não pode dar à esquerda a vitória nas eleições europeias, porque o país fez um grande esforço para endireitar as contas públicas que essa esquerda deixou desgovernadas". De facto, apesar das tentativas sucessivas de alguma comunicação social paga fazer esquecer os tristes anos do consulado de Guterres, os portugueses não podem deixar de ter memória, sobretudo quando está em causa o futuro de Portugal. No jantar comemorativo do primeiro Conselho Nacional do CDS (Aveiro, Maio 1975), integrado nas celebrações dos 30 anos do partido, e durante o qual foi também empossada a nova equipa distrital de Aveiro, o líder "popular" centrou o discurso nas eleições europeias "para dar orientações ao eleitorado". Porque "as contas que outros deixaram desgovernadas" têm de ser acertadas já nas próximas europeias. Força, Portugal!

F.C.Porto
O blog do Caldas também não gosta de confundir política com futebol, mas aqui está um caso de sucesso que contribui apenas e só para elevar o nome do País no Mundo. Com uma maioria esmagadora de jogadores portugueses e um treinador português, o F.C.Porto conseguiu chegar com brilhantismo à final da Liga dos Campeões Europeus - e, agora, só falta ganhar a prestigiada Taça europeia. Com muito trabalho e esforço, dedicação e empenho, o exemplo desta equipa deveria ser seguida por todos aqueles que mais não sabem do que criticar e destruir o trabalho dos outros. Ferro Rodrigues y sus muchachos poderiam aprender alguma coisa com estes exemplos, mas tudo indica que vão continuar a assoprar nos seus apitos dourados.


A DESCER

Desemprego
Por vezes somos criticados por criticar o silêncio absurdo de alguma comunicação social em relação às actividades partidárias do CDS e também às vitórias do Governo. Diga-se que O blog do Caldas tem todo o respeito pelos jornalistas imparciais e rigorosos, mas não pode ficar calado quando assiste a verdadeiras novas formas de censura, mais ou menos encapotada. Foi o caso da notícia desta semana sobre a descida oficial da taxa de desemprego em Abril: afinal de contas, representou quase dois por cento em relação a Março. Pois bem: aquilo que seria manchete em todos os jornais, caso a tendência fosse de crescimento, passou despercebida em meras secções de economia de alguma imprensa da especialidade. Mas que o desemprego desceu 1,9%, lá isso ninguém pode negar.

Sousa Franco
O pai do défice excessivo devia estar hoje em profunda meditação, expiando os males que provocou à credibilidade de Portugal junto das instituições europeias e internacionais. Esperava-se, no mínimo, um mea culpa por ter contribuído decisivamente para mergulhar Portugal uma das maiores crises económico-financeiras das últimas décadas. Mas nada disso: o seu partido prefere distribuir apitos dourados e cartões amarelos, ainda assim dizendo que pretende combater a abstenção. De facto, quem é de esquerda deve andar a dar razão a José Saramago, na campanha que o escritor fez a propósito do voto em branco. Não repetimos outra vez as palavras recentes de Arnaldo Matos sobre o carácter pouco higiénico da EQT (ver Prémio "Fala quem sabe"), mas que o diz com conhecimento de causa, lá isso diz.

Ferro Rodrigues, o grande líder da OBA
É preciso ter alguma falta de vergonha para, no dia em que a União Europeia informa que Portugal foi retirado da lista dos países com défice excessivo, uma situação para a qual contribuiu activamente, o secretário-geral do PS venha a público comentar meras previsões da OCDE. Ainda por cima instrumentalizando a visita a Belém de uma delegação socialista. Esperava-se, pelo menos algum respeito pelo Presidente da República, mas tudo isto é o retrato da OBA (Oposição-Bota-Abaixo) a que infelizmente temos direito: contra factos, prefere as suposições - desde que sejam negativas para a imagem do País, é evidente. A OBA não faz, desfaz; a OBA não constrói, destrói; a OBA não defende o interesse nacional, só pensa no interesse eleitoral. Com esta OBA não vamos longe. Nem o País, nem ela própria, coitada da OBA.

Vitória europeia do Governo

Os ministros das Finanças da União Europeia decidiram hoje, por consenso, retirar Portugal da lista de países com défice excessivo.
Nenhum dos Estados-membros se manifestou contra a proposta da Comissão Europeia de revogar o procedimento de défice excessivo contra Portugal decidido em Novembro de 2002.
A penalização tinha sido aplicada a Portugal depois de o défice público de 2001 , último ano de desgoverno socialista, ter superado o limite de três por cento (4,4%) do Produto Interno Bruto imposto pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento.
É um grande êxito do governo de coligação PSD/CDS-PP e, em particular, da coragem, do rigor e da determinação da ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite.
Estamos no bom caminho. Força Portugal!

[ Público online | RR | TSF ]

Transcrição da decisão do Conselho:

Abrogation as regards Portugal

The Council adopted a Decision abrogating Decision 2002/923/EC on the existence of an excessive budget deficit in Portugal, noting that it had complied with the terms of the Recommendation adopted by the Council with a view to bringing that deficit situation to an end.
In its Decision, the Council highlights the efforts made by Portugal to meet the terms it set – the general government deficit stood at 2.8% of Gross Domestic Product in 2003 and was 2.7% in 2002, compared with 4.4% in 2001 – whilst highlighting the need for further vigilance in 2004.
The Council had adopted Decision 2002/923/EC and its Recommendation in November 2002 in the light of Portugal's breaching in 2001 of the 3% reference value provided for under the EC Treaty. It set a deadline for the correction of the excessive deficit by 2003 at the latest.


baixar documento integral: 2580th ECONOMIC AND FINANCIAL AFFAIRS Council meeting (Provisional version) - Brussels, 11 May 2004 (*.pdf) - em língua inglesa

Modernização na travessia do Tejo e conclusão do eixo Norte-Sul

O primeiro-ministro, Durão Barroso, inaugurou ontem o novo Terminal Fluvial do Cais Sodré (Ligação Lisboa-Cacilhas) e estreou um dos novos sete catamarans da nova frota que passará a fazer o transporte de passageiros que, diariamente, atravessam o Tejo na ligação Lisboa-Barreiro.
Noutra cerimónia, na Câmara Municipal de Lisboa, presidiu ao acto de consignação do último troço do eixo Norte-Sul, que ficará, finalmente, concluído em 2005.
Na ocasião, disse o primeiro-ministro: "É muito difícil fazer obra. É muito mais cómodo não fazer nada. Quando se faz uma obra são imensas as críticas".
Uma ironia certeira para a oposição e a imprensa do bota-abaixo.
Do lado do Governo e da maioria, é Portugal em acção!



Travessia do Tejo: nota do Governo | Correio da Manhã | Diário de Notícias | Público

Eixo Norte-Sul em 2005: Público | Diário de Notícias | Correio da Manhã