terça-feira, março 23, 2004

Sobe & Desce

A SUBIR

Jorge Sampaio
Podemos não concordar com algumas das suas opiniões e com muitos dos seus vetos, mas temos de convir que o Presidente da República tem sido uma voz serena e representativa da opinião da maioria dos portugueses. Contra o desvairo habitual da nossa EQT (a Esquerda-que-temos), contra as vozes insensatas das esquerdas reunidas, incluindo a de um dos seus antecessores no cargo, que exigem a retirada das tropas aliadas do Iraque e propõem o diálogo com os terroristas, Jorge Sampaio declara o óbvio para quem é responsável: "estamos bem onde estamos", não há que retirar nem um soldado, seja qual tiver sido a opinião inicial sobre a intervenção. Quanto ao terrorismo, foi lapidar: "a melhor maneira de neutralizar as ameaças terroristas é recusar o império do medo e impor o império da lei". Aplausos.

"Correio da Manhã"
Ora aqui está um jornal que, sendo popular, não deixa o rigor e a deontologia por mãos alheias, cumprindo o seu papel de informar. Pode ser crítico - e quantas vezes o é em relação ao Executivo PSD/CDS - mas reserva a opinião para o respectivo espaço e vai dando as mais importantes notícias do País em que vivemos. Merece só por isso estar perto do topo do nosso Sobe&Desce - e, já agora, merece também muitos parabéns e muitos mais anos de vida pelos 25 que já cumpriu ao serviço desta democracia em que todos gostamos de viver.

"Expresso"
Foi certamente um acto isolado, corajoso, único. Mas temos de reconhecer que o "Expresso" conseguiu esta semana demonstrar que também sabe ser imparcial. Por um lado, informou que o ministro da Defesa presidiu à activação do novo Comando Conjunto de Lisboa da NATO. Com uma fotografia pequena e num espaço meio escondido, é verdade, mas não deixou de publicar a notícia que comprova uma vez mais a centralidade atlântica de Portugal. Por outro lado, o jornal pôs o seu próprio colunista, Mário Soares, no último lugar dos "altos&baixos", a propósito da proposta de diálogo com os terroristas da Al-Qaeda (ver Negociar com bin Laden? Compreender bin Laden!!!?). Será apenas uma excepção a confirmar a regra?


A DESCER

Manifestações "pela paz"
Quando O blog do Caldas começou a ler e a ouvir dizer que iriam ter lugar, no sábado passado, manifestações "pela paz" em todo o Mundo, pensou desde logo que se trataria de protestos contra os repugnantes atentados terroristas em Madrid, contra o selvático assassinato de mais de 200 pessoas inocentes no país vizinho. O espanto foi, por isso, enorme quando constatámos que, afinal, as tais "manifs" se destinavam a protestar apenas contra a guerra no Iraque e a "permanência" das tropas "ocupantes" em Bagdade. Em suma, a favor da paz pôdre das esquerdas radicais. O escasso número de manifestantes em Lisboa e no Porto, menos de cinco mil gatos pingados, confirma a histórica sabedoria do povo português.

Ana Sá Lopes
O jornal da Sonae é cada vez mais um ógão oficial dos apaniguados do Bloco de Esquerda, mas, ao sábado, exagera. Ana Sá Lopes, então, é um caso perdido de dogmatismo politicamente correcto e parece julgar-se o oráculo - talvez a orácula - da democracia. Por este caminho... está aqui, está candidata a deputada no partido light de Francisco Louçã. À falta de notícias, esta semana resolveram arranjar um irrelevante protesto de pretensos representantes da GNR contra o ministro da Defesa - e assim o poderem pôr "a descer". É a tal da imaginação-ao-poder levada ao seu extremo ridículo.

Dr. Francisco Anacleto Louçã
Como podem verificar através da leitura diária das "Pérolas de Louçã", o homem só muito recentemente descobriu - se é que de facto descobriu - as virtudes da democracia ocidental. Não é preciso ir até aos 19 anos do Grande Líder do Bloco de Esquerda para encontrar elogios à ditadura do proletariado e à tomada violenta do poder pela "classe operária". Estamos cada vez mais fascinados com o pensamento profundo do mais recente reconvertido democrata português.