sexta-feira, março 26, 2004

Uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuhhh!...

«Uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuhhh!...» - vai ser certamente o slogan eleitoral do PCP – perdão, da CDU – às próximas eleições europeias.
A conclusão é fácil de tirar após ter sido revelado que José Saramago integrará as candidaturas comunistas ao Parlamento Europeu, em Junho próximo. Saramago indicara, em entrevista ao DN de ontem e na esteira do seu último livro, que quer pôr os cidadãos a uivar. Exactamente: a uivar.

Perguntava a jornalista do DN:
Onde reside, então, a esperança?
E, entre outros latidos e rosnadelas, respondia o escritor-e-candidato:
A esperança reside no cão que diz: «Chegou a hora de eu uivar», e esse uivo silencioso é o protesto dos cidadãos que vão dizer ao Poder: «Este sistema democrático não nos serve».


José Manuel Fernandes, director do PÚBLICO, já hoje respondia a tanto uivo, com um editorial certeiro. Mas, lendo-se que o candidato comunista pensa que «Os cães somos todos nós: aqueles que têm consciência de que a democracia está ferida de morte» e vai, afinal, desenterrar as velhas arcas do passado para declarar que «A democracia ocidental está ferida de morte», cabe ficar atento para ver até que ponto é que a linha do PCP volta a ser a de querer dar-lhe o golpe final.