quarta-feira, março 31, 2004

Sobe & Desce

A SUBIR

Paulo Portas
Esta foi mais uma semana de cabal cumprimento das promessas do XV Governo Constitucional no domínio da Defesa Nacional. Terça-feira, o ministro apresentou na Comissão de Defesa o relatório com todas as medidas para o voluntariado e profissionalização das Forças Armadas, que assim ficam devidamente preparadas para os novos desafios do séc. XXI. Por outro lado, o Supremo Tribunal Administrativo deu inteira razão ao Estado no que diz respeito ao concurso dos submarinos, o que constitui mais uma vitória da preparação e da competência, contra os que tentam ganhar processos na comunicação social.

Maria Celeste Cardona
A apresentação da Reforma do Sistema Prisional é mais um exemplo do excelente trabalho da ministra da Justiça. Foi hoje apresentada na Comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais e ninguém conseguiu apresentar críticas válidas ou sequer observações substanciais ao relatório encomendado por Maria Celeste Cardona ao Prof. Freitas do Amaral. Esperam-se agora novos sucessos com as alterações ao Código Penal e ao Código de Processo Penal. A Justiça vai assim, seguramente, melhorar.

RTP
Nova sede, novo espírito, novo orçamento, menos dívidas e menos despesas para os contribuintes. A televisão pública promete ainda uma programação equilibrada que conquiste audiências pela qualidade, contra o sensacionalismo e a pedofilização do País. Onde é que estão agora os críticos da nossa estimável EQT (a Esquerda-Que-Temos) aos compromissos do Governo no que diz respeito ao serviço público de televisão?


A DESCER

Terrorismo
É cada vez maior o número de terroristas apanhados pelas malhas da Justiça em todo o Mundo. Na Grã-Bretanha ou em Espanha, as investigações continuam e o combate ao terrorismo continua a registar vitórias. As vítimas não podem ser esquecidas e o terror não vai compensar. Assim o compreendam alguns dos hesitantes e dialogantes de serviço que ainda não perceberam que é obrigatório escolher um dos lados.

SEF
O Sindicato dos trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras escolheu a via mais demagógica para protestar. Ameaçar com uma greve durante o Euro 2004 não só é irresponsável como demonstra que a EQT (Esquerda-Que-Temos) está disposta a tudo para atacar o Governo. Mas será que não percebem que os portugueses não são burros e irão penalizar duramente quem não tem em conta o interesse nacional?

José Saramago
O "líder espiritual" da nossa EQT (Esquerda-Que-Temos), em formato Prémio Nobel, resolveu agora escrever um livro em que o argumento principal é o apelo ao voto em branco. Não é que isso nos incomode particularmente: sendo candidato ao Parlamento Europeu nas listas do PCP, o que está a dizer na prática é ao seu próprio eleitorado para não votar vermelho. O pior é que Saramago ainda se permite atacar o sistema democrático ocidental, ressuscitando algumas das teorias utópicas que deram lugar aos piores totalitarismos. É caso para dizer que viu tudo, mas não aprendeu nada.