sábado, março 27, 2004

Bip-bip... bip-bip... - o PS em órbita

Vítor Ramalho, deputado do PS, antigo secretário de Estado e fidelíssimo "soarista" - foi destacado colaborador de Mário Soares, enquanto Presidente da República -, bem se esforçou em entrevista, ontem, ao jornal O SEMANÁRIO. Assegurava Vítor Ramalho que «Soares não defendeu diálogo com a Al-Qaeda».
Pois bem: enganou-se!
No mesmo dia e no mesmo colóquio em que se atirou ao Governo, Mário Soares voltou a defender a necessidade de criar canais de diálogo com organizações terroristas como a Al-Qaeda. Acrescentou que «eles não são marcianos, mas seres humanos como todos nós.» E, precisando melhor o seu pensamento, opinou que os seguidores de Osama bin Laden «não são seres desprovidos de racionalidade» e «alguns deles até estudaram em universidades norte-americanas.»

[ Público online | Correio da Manhã ]

Com esta, Mário Soares é susceptível de ter posto de vez o PS em órbita. Vítor Ramalho, por seu turno, ao que consta, terá já telefonado para O SEMANÁRIO, garantindo que não disse o que dizem que disse.
A doutrina Soares em matéria de negociações está, assim, definitivamente estabelecida e esclarecida: Com terroristas, sempre! (Sobretudo, aspecto da maior relevância, se diplomados por universidades americanas.) Com marcianos, nunca!
Embora, por sentido de justiça elementar, O blog do Caldas deva assinalar que a recusa de negociação com marcianos nos tranquilizou particularmente. Constitui uma absoluta demonstração de grande firmeza e inequívoco sentido de Estado.