quarta-feira, março 24, 2004

Mobilidade europeia de emprego

A delegação em Portugal da Comissão Europeia, no Edifício Jean Monnet, em Lisboa, é palco, no próximo dia 26 de Março, pelas 15:00 horas, de uma acção de divulgação da rede EURES (Serviços Europeus de Emprego) promovida pelo deputado europeu do CDS-PP, José Ribeiro e Castro, que foi o relator designado pelo Parlamento Europeu a respeito do Relatório da Comissão Europeia sobre as actividades EURES. Na altura da discussão do seu relatório e da aprovação da Resolução do Parlamento Europeu, o deputado europeu referiu, nomeadamente:

«O EURES é uma rede de redes constituída por cerca de 500 euroconselheiros, pelos organismos e parceiros públicos e associativos, e oferece uma valiosa possibilidade de consulta directa via Internet em rede aberta. Visa promover a transparência do mercado de trabalho europeu, com funções de informação, de aconselhamento e de ajuda à colocação. Abrange não só a União, mas o Espaço Económico Europeu, abarcando actualmente 17 países. Em suma, visa facilitar o exercício efectivo do direito à livre circulação de trabalhadores e favorecer a mobilidade, que, por nós, entendemos não como um fim político em si mesmo, mas a necessidade de responder a solicitações voluntárias e espontâneas das pessoas
Mas pouco sentido faz tudo isso se, na base, as pessoas não souberem da sua existência. A primeira prioridade, portanto, é promover e divulgar


A accção da próxima sexta-feira, em Lisboa, visa nomeadamente prosseguir a promoção e divulgação deste importante serviço europeu, tanto mais que, no entretanto, algumas das principais recomendações do relatório e da Resolução do Parlamento Europeu já foram acolhidas e desenvolvidas pela Comissão Europeia. Destaque para o novo portal multilingue e para os progressos no quadro específico do chamado EURES-T ou "Parcerias transfronteiriças EURES".
A iniciativa do próximo dia 26 de Março conta com a participação da Secretaria de Estado do Trabalho, do IEFP (parceiro português da rede EURES) e de uma técnica da Comissão Europeia, Drª. Carla Rafael.

[ Jornal Digital ]