terça-feira, março 23, 2004

A Guerra das Esquerdas

A nossa EQT (a Esquerda-que-temos) anda em polvorosa. Chamam-lhe “A Separação das Águas”. A coisa está brava e... promete.
O blog do Caldas tropeçou, divertido, na acesa discussão que anda por aí, na blogosfera, entre esquerdistas da mais variada índole, a propósito da morte do líder terrorista Ahmed Yassin da organização terrorista Hamas, às mãos do exército israelita e seguindo a política do Governo de Ariel Sharon. (Diga-se de passagem que o nosso blog não é partidário de soluções extremas, como a que foi utilizada. Embora lembre que o "tetraplégico" Yassin era o chefe máximo de uma organização de assassinos bombistas que liquidou fria e sanguinariamente milhares de homens, mulheres e crianças israelitas. Para Israel, o terrorista Ahmed Yassin era um outro Osama Bin Laden.)
Dito isto, voltemos à tal discussão entre bloggers esquerdistas.
Tudo começou no Glória Fácil, com um post do jornalista do "Público", João Pedro Henriques, assumidamente de esquerda, em que a dada altura se afirma: «... no assassinato do chefe do Hamas não há o assassinato de um inocente. Era tudo menos 'inocente', o senhor Yassin. Não foi um acto de terrorismo de Estado - foi um acto de guerra. Um acto de guerra eficaz, porque pela liderança se debilitam exércitos. Convinha, por isso, uma separação de águas, à esquerda: não quero a companhia de quem lamenta o 'assassinato' do senhor Yassin. A 'esquerda' que tem pena do tal líder do Hamas porque andava de "cadeira de rodas' não tem autoridade nenhuma para andar a apanhar boleias da vitória do PSOE. Essa esquerda dá mau nome à decisão espanhola.»
Caiu o Carmo e a Trindade! - ou o Rato e a Betesga...
E sucedem-se os ataques fratricidas e os descabelados insultos entre os mais diversos blogues de esquerda, num tom que vem descendo de nível. Tanto, tanto que já vai abaixo da sub-cave!
Calma, camaradas! Demonstrem espírito democrático, discutam com alguma elevação...