terça-feira, março 30, 2004

Parlamento Europeu debate tráfico de órgãos humanos

Por iniciativa e sob proposta do CDS-PP, formalizada através do grupo UEN - União para a Europa das Nações, o Parlamento Europeu agendou para amanhã à tarde (quarta-feira, 31 de Março, período das 15:00-18:00), no plenário de Estrasburgo, um debate de urgência sobre a grave problemática do tráfico de órgãos humanos.
A decisão, confirmada ontem na abertura da sessão plenária, foi tomada pela Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu e, além da UEN proponente, contou também com o apoio do PPE/DE (democrata-cristãos e conservadores), PSE (socialistas) e ELDR (liberais).
Tal como fora pedido pelo eurodeputado Ribeiro e Castro, o debate de amanhã será introduzido por uma declaração da Comissão Europeu e outra do Conselho.
Além das denúncias relativas a possíveis casos em Moçambique, que têm gerado recentemente maior atenção da opinião pública, acompanhada por diligências do CDS-PP, sabe-se que as preocupações são gerais relativamente a este tráfico hediondo. Na semana passada, o jornal Le Monde denunciou casos envolvendo a Moldávia (origem dos "doadores"), Turquia (plataforma de "circulação") e Israel (destino dos órgãos) [ 1 | 2 ]. Há também outras denúncias recentes, tocando a Albânia.

[ Ler mais: Meninos de Nampula ]