quarta-feira, março 31, 2004

De Marte... ainda nada de novo

O título não é exactamente verdadeiro: em Marte há qualquer coisa de novo. Relata o Público online:

Cientistas da agência espacial americana (NASA) e da congénere europeia (ESA) afirmam ter detectado a presença de metano na atmosfera de Marte. (...) Como a atmosfera marciana não tem uma camada de ozono, a radiação ultravioleta do sol atinge a superfície de Marte com tal intensidade que o metano da atmosfera não sobreviria mais do que algumas centenas de anos. Por isto, a descoberta permite supor a existência de uma fonte, que continuamente, lance metano para a atmosfera.

Esta descoberta pode indicar a existência de vida em Marte.
Contudo, pelo menos, para já, ao que se saiba, não há notícia de marcianos, facto que deixa tranquilo, por enquanto, Mário Soares - ver Bip-bip... bip-bip... - o PS em órbita.
O blog do Caldas, entretanto, apurou que a NASA já se muniu dos contactos da Fundação Mário Soares... just in case e que enviados da ESA se terão deslocado de urgência a Estrasburgo.
Apesar de o, agora, eurodeputado socialista ter declarado textualmente que negociaria com Osama bin Laden e seus seguidores porque "não são marcianos", a agência espacial americana está convicta de que igualmente não desdenharia negociar com os propriamente ditos, caso encontrados.
O mundo está, assim, mais seguro.