Muitas vezes impedido de comunicar o seu pensamento, o CDS ficou frequentemente limitado a meios de comunicação próprios. E cedo teve de socorrer-se da imaginação para, com limitados recursos financeiros, estabelecer instrumentos de comunicação que lhe permitissem responder e intervir, transmitir a sua mensagem. De todos, o mais mítico foi a “Folha CDS”. Com um estilo curto, directo e incisivo, em apenas duas páginas – um A4, frente e verso –, divulgava breves notícias da actividade partidária, respondia a insultos, ripostava a ataques, lançava chistes, enunciava propostas, apresentava crónicas, comentários ou “cartoons”, apresentava linhas, alimentava o argumentário dos militantes. Era o rápido olhar do Caldas por sobre a muralha: a linha do partido, ao vivo. Conseguiu furar o cerco e teve momentos de enorme eficácia. Durante alguns anos, semanalmente, foi o veículo privilegiado de comunicação do CDS e um elo favorito de união dos militantes. Em certo sentido, porque o Futuro tem uma História, a “Folha CDS” antecipou, nos anos 70, o estilo próprio do fenómeno contemporâneo dos “blogs” e algumas das suas funções de comunicação política. “O blog do Caldas” acompanhará as celebrações dos 30 anos do CDS e é, para todos nós, conservadores e democrata-cristãos, a forma contemporânea de fazer reviver essa mesma experiência, essa mesma memória, esse mesmo sentido. De diferença. De alternativa. Pelos valores personalistas de sempre. Por cima do cerco. Traço de união, fonte de informação.